Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/1822/61114
Title: | Produção mediática em sala de aula: desafio ou oportunidade pedagógica? |
Author(s): | Oliveira, Ana F. |
Keywords: | Produção mediática criativa Hábitos mediáticos Educação para os media Creative media production Media habits Media education |
Issue date: | 2019 |
Publisher: | Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM) |
Journal: | Vista: Revista de Cultura Visual |
Citation: | Oliveira, A. (2019). Produção mediática em sala de aula – desafio ou oportunidade pedagógica?. Vista, (4), 15-38. |
Abstract(s): | Os impactos da revolução digital têm afetado as mais diversas áreas e práticas sociais. Não só
as formas como trabalhamos e comunicamos, mas também as formas como aprendemos e
ensinamos têm vindo a ser confrontadas com a importância de se modernizarem e de usufruírem
do potencial dos meios de comunicação. Principalmente daqueles que se encontram mais
acessíveis no quotidiano. A crescente familiaridade com os media e a liberalização do seu acesso
poderão, assim, ser compreendidas como oportunidades para a escola gozar das aprendizagens
e práticas informais de professores e alunos para tornar o ensino mais próximo e para promover
a aquisição e desenvolvimento de novas competências.
Foi adotada uma metodologia de análise mista que contemplou a aplicação de questionários a
professores e alunos e a realização de entrevistas com professores. Partindo da análise dos
hábitos e práticas criativas com os media de professores e alunos, decorridos no quotidiano e
em contexto educativo, procurou-se refletir sobre as condições e predisposições para a
introdução dos media em sala de aula, como ferramentas de trabalho que preparam os jovens
para participar na sociedade e nas suas comunidades. Os resultados obtidos evidenciam que,
apesar da existência de uma correlação positiva entre aqueles que usam os media mais
frequentemente no quotidiano e aqueles que os utilizam mais frequentemente em contexto
educativo, os usos nos dois contextos são ainda muito díspares. A par disso, professores e
alunos reportam hábitos de criação, produção e participação reduzidos, percebendo-se que
estes não são os principais intuitos da utilização dos meios no dia-a-dia. Os impactos da revolução digital têm afetado as mais diversas áreas e práticas sociais. Não só as formas como trabalhamos e comunicamos, mas também as formas como aprendemos e ensinamos têm vindo a ser confrontadas com a importância de se modernizarem e de usufruírem do potencial dos meios de comunicação. Principalmente daqueles que se encontram mais acessíveis no quotidiano. A crescente familiaridade com os media e a liberalização do seu acesso poderão, assim, ser compreendidas como oportunidades para a escola gozar das aprendizagens e práticas informais de professores e alunos para tornar o ensino mais próximo e para promover a aquisição e desenvolvimento de novas competências. Foi adotada uma metodologia de análise mista que contemplou a aplicação de questionários a professores e alunos e a realização de entrevistas com professores. Partindo da análise dos hábitos e práticas criativas com os media de professores e alunos, decorridos no quotidiano e em contexto educativo, procurou-se refletir sobre as condições e predisposições para a introdução dos media em sala de aula, como ferramentas de trabalho que preparam os jovens para participar na sociedade e nas suas comunidades. Os resultados obtidos evidenciam que, apesar da existência de uma correlação positiva entre aqueles que usam os media mais frequentemente no quotidiano e aqueles que os utilizam mais frequentemente em contexto educativo, os usos nos dois contextos são ainda muito díspares. A par disso, professores e alunos reportam hábitos de criação, produção e participação reduzidos, percebendo-se que estes não são os principais intuitos da utilização dos meios no dia-a-dia. |
Type: | Article |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/61114 |
ISSN: | 2184-1284 |
Publisher version: | http://vista.sopcom.pt/edicao/300 |
Peer-Reviewed: | yes |
Access: | Open access |
Appears in Collections: | Vista - Artigos / Articles |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2019_Oliveira_Producao-mediatica-sala-de-aula.pdf | 989,06 kB | Adobe PDF | View/Open |