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TítuloO processo de internacionalização da Prolectric: o mercado francês
Outro(s) título(s)The internationalization process of Prolectric: the French market
Autor(es)Silva, Sabrina Gonçalves da
Orientador(es)Soares, Ana Maria
Palavras-chaveCasos de estudo
Estratégias
Internacionalização
Modos de entrada
Prolectric
Case study
Internationalization
Modes of entry
Prolectric
Strategies
Data2019
Resumo(s)A competição das empresas é cada vez mais global, tornando importante para as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) adotar uma estratégia para competir globalmente, a fim de manter a sua posição no mercado. Devido a essa globalização dos mercados, as empresas têm vindo a internacionalizar as suas atividades e a vender os seus produtos e serviços no exterior. No entanto, é importante prestar atenção às diferenças culturais existentes entre os países, bem como outros aspetos que atuam como barreiras nesse processo de internacionalização. O presente estudo procura analisar e compreender o processo de internacionalização através do caso da Prolectric e a sua entrada no mercado francês. O estudo resulta de um estágio curricular de seis meses na empresa, onde foi possível conhecer a realidade de uma pequena empresa a iniciar o seu processo de expansão para o mercado externo, em particular para o mercado francês. Durante o estágio realizou-se um estudo de mercado de forma a preparar o processo de expansão para o mercado-alvo, bem como estabelecer relações com potenciais clientes para dar início ao processo de internacionalização. O estágio curricular e o estudo deste processo de internacionalização visam contribuir para ajudar a desenvolver uma pesquisa sobre a internacionalização das empresas, destacando as barreiras enfrentadas ao entrar num novo mercado e a estratégia adotada para entender este processo.
The competition of firms is increasingly global, making important for SMC’s to adopt their strategy to compete globally in order to maintain their position in the market. Due to this globalization of markets, firms have been internationalizing their activities and selling its products and services abroad. However, it is important to pay attention to the cultural differences existing between the countries, as well as other aspects that act as barriers to this process of internationalization. The present study seeks to analyse and understand the process of internationalization through the case of Prolectric and the entry in the French market, being this company the welcoming company of the internship. The study results from a six-month curricular internship in the company, where it was possible to understand the reality of a small company beginning its process of expansion to the foreign market, in particular for the French market. Through the internship a market study was carried out in order to understand if the process of expansion to the desired target market, as well as the establishment of relations with potential clients to start the internationalization process. The curricular internship and the study of this process will help to develop a research about the internationalization of the firms, highlighting the barriers faced when entering a new market and the strategy adopted in order to understand this process.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Negócios Internacionais
URIhttps://hdl.handle.net/1822/60489
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sabrina+Gonc_alves+da+Silva+(2).pdf
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