Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/60326

TitleO ensino da música e seus diferentes contextos
Author(s)Ribeiro, João
Pacheco, António
KeywordsContextos de Aprendizagem da Música
Ensino Genérico da Música
Ensino Artístico Especializado da Música
Cultura
Issue date2019
CitationRibeiro, J., e Pacheco, A. (2019). O Ensino da Música e seus Diferentes Contextos. IV Encontro do Ensino Artístico Especializado da Música do Vale do Sousa: O Ensino da Música no Século XXI: Desafios e Compromissos. Programa e Resumos. Lousada: Conservatório do Vale do Sousa.
Abstract(s)O Ensino da Música e seus Diferentes Contextos, procura interrogar acerca de como um bem cultural, no contexto de ensino artístico especializado da música, é destinado apenas a algumas pessoas e baseado em justificativas da ordem da natureza de cada indivíduo: aptidão, dom, talento e vocação. A Educação Musical, de acesso generalizado, não permite senão uma tímida sensibilização para a música, porém, como acontece em muitos outros países, o ensino musical pode ser encontrado em diferentes instituições com um carácter formal, não formal e informal. Apesar desta diferente relação com o sistema escolar, qualquer das vias de ensino é válida na aquisição reconhecida de competências musicais. Nesta perspetiva, é importante analisar o que aconteceu na elaboração de uma estratégia geral de ensino da música, orientada, com base em dois princípios bem distintos: por um lado, para a maioria da população, o ensino genérico seguiu um caminho que oferecia o acesso generalizado e democrático, mas inconsequente; por outro lado, para uma minoria, os ramos de ensino, então criados, propuseram um ensino destinado apenas a algumas pessoas, designadamente com talentos específicos em alguma área artística. Esta assimetria entre o ensino para alguns e o ensino para todos repete-se, com maior ou menor peso na democraticidade, e deste modo, enquanto o ensino genérico for sendo estruturado por matrizes cada vez mais homogéneas e os diversos subsistemas de ensino musical mantiverem as suas especificidades, se compreende que apareçam diferentes contextos para o ensino da música, originando, por isso, uma apropriação da música com diferentes formas de incorporação nos indivíduos, mediante os diferentes cenários de interação social e cultural em que se encontram inseridos.
TypeAbstract
URIhttp://hdl.handle.net/1822/60326
ISBN978-989-98993-6-0
Publisher versionhttps://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxlbmNvbnRyb211c2ljYXZhbGVkb3NvdXNhfGd4OjgyNzIzNzZkYTgxYTQzZA
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O Ensino da Música e seus - resumo.pdf149,83 kBAdobe PDFView/Open

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID