Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/60304

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dc.contributor.advisorVilaça, Teresapor
dc.contributor.authorCatoto, Piedade Cahilopor
dc.date.accessioned2019-05-14T09:42:10Z-
dc.date.available2019-05-14T09:42:10Z-
dc.date.issued2019-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1822/60304-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências)por
dc.description.abstractAtualmente, pretende-se que a escola se preocupe com a educação para a cidadania, formando indivíduos que sejam capazes de fazer uma análise crítica dos acontecimentos e contextos, compreender, interpretar a realidade na qual vivem, resolver problemas e tomar decisões fundamentadas. O ensino orientado para a aprendizagem baseada na resolução de problemas (EOABRP) pode contribuir para a educação para cidadania. Consiste em aprender novos conceitos através da resolução de problemas e desenvolver diversas competências, cuja eficácia depende do professor e do modo como ele implementa. O objetivo deste estudo é comparar as conceções e as representações de práticas, sobre a educação em ciências para cidadania através da ABRP, de professores com formação superior em ensino da Física e de professores com formação média em Matemática e Física, no município do Moxico, em Angola. Recorreu-se a um inquérito por entrevista, no qual participaram 16 professores de Física afetos a seis escolas do 1º ciclo do ensino secundário geral, do município do Moxico, que tornaram possível comparar os resultados obtidos. Esta comparação não serviu para generalizar os resultados, mas sim para averiguar evidências que apontem para semelhanças ou diferenças entre os dois grupos. Com efeito, constatou-se que a maioria dos professores reconheceu a importância do EOABRP, mas possuía conceções e representações inconsistentes sobre a educação em ciências para a cidadania através da ABRP. Outros professores desconheciam o EOABRP, não havendo diferenças entre o grupo de professores técnicos médios e o de licenciados. Estes resultados mostram a importância do desenvolvimento de uma formação inicial e contínua atualizada de professores de Física baseada no EOABRP, e da necessidade de realizar outros estudos similares com amostra representativas e heterogéneas em termos de professores de ciências, bem como para os gestores escolares do Moxico refletirem e tomarem providências que promovam a formação de cidadãos literatos.por
dc.description.abstractCurrently, schools are concerned with education for citizenship, forming individuals who are able to make a critical analysis of events and contexts, understand and interpret reality in which they live, solve problems and take informed decisions. Teaching oriented problem-based learning (TOPBL) can contribute to citizenship education. It consists of learning new concepts through problem solving and to develop various competences, whose effectiveness depends on the teacher and how he/she implements this teaching methodology. The objective of this study is to compare the conceptions and representations of practices, about science education for citizenship through PBL, of teachers with higher education in Physics education and those teachers with a medium level of education in Mathematics and Physics in Moxico, Angola. An interview survey was conducted in which 16 physics teachers assigned to six schools of the 1st cycle of general secondary education in the municipality of Moxico, that made it possible to make a comparative analysis of the results obtained. This comparison did not serve to generalize the results, but rather to ascertain evidence that points to similarities or differences between the two groups. Indeed, it was found that most teachers recognized the importance of TOPBL, but had inconsistent conceptions and representations about science education for citizenship through PBL. Other teachers were unaware of the TOPBL, and there were no differences between the group of middle-level and graduate teachers. These results show the importance of the development of updated pre-service and in-service physics teachers’ training based on TOPBL, and the need to develop other similar studies with representative and heterogeneous samples in terms of science teachers, as well for the managers of educational institutions in Moxico, by reflecting and taking measures which promote the formation of literate citizens.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectABRPpor
dc.subjectEducação para a cidadaniapor
dc.subjectEOABRPpor
dc.subjectProfessores de ciênciaspor
dc.subjectProblem-based learningpor
dc.subjectScience teacherspor
dc.subjectCitizenship educationpor
dc.subjectTeaching-oriented problem-based learningpor
dc.titleEducação em ciências para a cidadania através da aprendizagem baseada na resolução de problemas: um estudo com professores de Física do 1º ciclo do ensino secundário geral, no Moxico, Angolapor
dc.title.alternativeScience education for citizenship through problem-based learning: a study with the Physics teachers of the 1st cycle of general secondary school, in Moxico, Angolapor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202229262por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

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