Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/60298

TítuloPercurso pedestre do Monte de Lagedas: proposta geopatrimonial
Autor(es)Peixoto, Ana
Vieira, António
Palavras-chaveWebSig
Percurso pedestre
Geoturismo
Património Geomorfológico
Monte de Lageda
Data2018
CitaçãoPeixoto, A., Vieira, A. (2018) Percurso Pedestre do Monte de Lagedas – Proposta Geopatrimonial. In Desafios para afirmar a Lusofonia na Geografia Física e Ambiente. Atas do II Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente. CEGOT-UMinho, Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade do Minho. Guimarães. 1219-1225.
Resumo(s)Ainda que os tipos de património cultural, histórico ou arqueológico se apresentem como os mais considerados pelas sociedades atuais, é fundamental que se valorizem outros tipos de património, dentre eles o geomorfológico. Neste contexto, com o objetivo de valorizar e promover o geopatrimónio (onde se inclui o património geomorfológico), propõe-se a criação de uma rota pedestre no Monte de Lagedas, que se localiza num território de interface entre o município de Guimarães, Fafe e Póvoa de Lanhoso. A rota proposta terá como foco central a relação existente entre o Património Cultural e o Natural, e de que forma a cultura e as pessoas se “apoderam” de elementos naturais, dando-lhes nomes e significados. Com o intuito de proceder à valorização do Património Natural e restantes elementos no Monte de Lagedas, procedeu-se à elaboração de propostas de painéis informativos, placas indicativas, placas informativas, painéis interpretativos, flyer e de um WebSig. O WebSig ganha um destaque, como ferramenta de agregação de informação que pode ser acedido por qualquer individuo que disponha de um equipamento móvel.
Ainda que os tipos de património cultural, histórico ou arqueológico se apresentem como os mais considerados pelas sociedades atuais, é fundamental que se valorizem outros tipos de património, dentre eles o geomorfológico. Neste contexto, com o objetivo de valorizar e promover o geopatrimónio (onde se inclui o património geomorfológico), propõe-se a criação de uma rota pedestre no Monte de Lagedas, que se localiza num território de interface entre o município de Guimarães, Fafe e Póvoa de Lanhoso. A rota proposta terá como foco central a relação existente entre o Património Cultural e o Natural, e de que forma a cultura e as pessoas se “apoderam” de elementos naturais, dando-lhes nomes e significados. Com o intuito de proceder à valorização do Património Natural e restantes elementos no Monte de Lagedas, procedeu-se à elaboração de propostas de painéis informativos, placas indicativas, placas informativas, painéis interpretativos, flyer e de um WebSig. O WebSig ganha um destaque, como ferramenta de agregação de informação que pode ser acedido por qualquer individuo que disponha de um equipamento móvel.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/60298
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEGOT - Artigos em livros de atas de congressos internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
II_ELAAGFA_Peixoto_et_al.pdf1,92 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID