Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/60288
Título: | Escutar as crianças e (re)configurar identidades: interações com voz |
Autor(es): | Costa, Conceição Leal Sarmento, Teresa |
Palavras-chave: | Crianças Escuta Interações Educadores e professores Identidades Escuchar niños Docentes Interacciones Aprendizaje y desarrollo Identidades Profesionale Children voices Interactions Professional Identities |
Data: | Dez-2018 |
Editora: | Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
Revista: | Educação em Análise |
Resumo(s): | A evolução sócio-histórica da escola, da educação escolar ou o pensamento sobre
os professores e a sua formação mostram o quanto se têm ampliado as funções dos
professores, redimensionando, inclusivamente, a natureza e a construção do
conhecimento sobre as infâncias e as crianças. Para este texto mobilizamos a assertiva de
que o professor é um profissional do humano, um interventor mais ou menos consciente e
crítico do seu papel social, cuja ação se desenvolve na interação com outras pessoas, em
especial e aqui convocadas as crianças. Nessa perspetiva, a ação docente com crianças só
faz sentido se estiver fortemente impregnada de um compromisso social, ou seja, com as
pessoas nos contextos que habita no dia a dia, pensando no que é mais imediato, mas
também com a sociedade e a cultura, em termos mais globais. Neste texto desafiam-nos,
portanto, os modos de (re)configuração identitária pelos quais as experiências vividas são
mantidas, permanecem amplamente desconhecidas e tantas vezes não são reconhecidas,
sobretudo porque as investigações que temos realizado devolvem um feedback merecedor
da reflexão profunda sobre o valor e a necessidade de escutar as crianças, valorizando uma
ecologia dos saberes, mas também mais amplamente as aprendizagens e o
desenvolvimento, pessoais e profissionais, derivados da vida e(m) interação. For this text, we mobilize the idea that the teacher is a professional of the human being whose action is developed in the interaction with other people, especially with children and their families. In this perspective, teaching children only makes sense if it is strongly imbued with a social commitment, that is, with society and culture in more global terms. Interaction-focused professional development in early childhood and in primary school are discussed. We are challenged by the modes of identity (re)configuration by which the lived experiences are maintained. The effects of children voice remain largely unknown and are often not recognized. On the other hand, the research we have carried out provide feedback worthy of deep reflection on the value and the need to listen to children, valuing an ecology of knowledge, but also more widely the personal and professional learning and development, resultant from life and(in) interaction. En este texto movilizamos la idea de que el profesor es un profesional de lo humano, un interventor consciente y crítico de su papel social, cuya acción se desarrolla en la interacción con otras personas, en especial y aquí convocadas a los niños. En esa perspectiva, la acción docente con niños pequeños sólo tiene sentido si está fuertemente impregnada de un compromiso social. Es decir, con las personas, en los contextos que habita en el día a día, pero también con la sociedad y la cultura, en términos más globales. En este texto nos desafían los modos de (re)configuración identitaria por los cuales se mantienen las experiencias vividas qui permanecen ampliamente desconocidas y tantas veces no son reconocidas, sobre todo porque las investigaciones que hemos realizado devuelven un feedback merecedor de la reflexión profunda sobre el valor y la necesidad de escuchar a los niños, valorizando una ecología de los saberes, pero también más ampliamente los aprendizajes y el desarrollo, personales y profesionales, derivados de la vida e(n) interacción. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/60288 |
DOI: | 10.5433/1984-7939.2018v3n2p72 |
ISSN: | 2448-0320 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Escutar as crianças nos anos iniciais e afirmar a nossa identidade profissional.pdf | 382,55 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |