Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/60287

Título‘Pegadas na areia’ de professores ‘caçadores de sonhos’: duas identidades profissionais em (des)construção
Outro(s) título(s)‘Footprints in the sand’ of teachers ‘dream hunters’: two professional identities in (de) construction
Autor(es)Carvalho, Maria de Lurdes Dias de
Miranda, Carla Patrícia Queirós
Correia, Marta Alexandra da Silva
Palavras-chaveIdentidade profissional
Desenvolvimento profissional
Estágio supervisionado
Formação de professores
Narrativa autobiográfica
Data2019
EditoraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
RevistaPro-Posições
CitaçãoCarvalho, M.L.D., Miranda, C.P.Q. & Correia, M.A.S. (2019). ‘Pegadas na areia’ de professores ‘caçadores de sonhos’: duas identidades profissionais em (des)construção. Revista Pro-Posições, Campinas, SP, v.30, e20170051
Resumo(s)O texto trata de um processo investigativo de formação profissional concretizada na análise e na reflexão de uma abordagem (auto)biográfica, com duas estudantes, futuras professoras, estabelecendo-se um possível diálogo entre as narrativas elaboradas durante a Prática de Ensino Supervisionada do último semestre do curso de formação. Detalham-se e refletem-se o ser professor como caçador de sonhos em busca das melhores práticas (Marcelo, 2009b; Vaillant & Marcelo, 2015), algumas das pegadas na areia inscritas ao longo da formação inicial (Flores, 2012, 2015) e os trânsitos relacionais da e na docência, que constituem um dos fortes alicerces na formação e no desenvolvimento profissional (Day, 2001; Freitas & Galvão, 2007). Metodologicamente, o estudo assenta no paradigma qualitativo (Bogdan & Biklen, 1994), cujo objetivo principal se focaliza em compreender como é percebida a construção da identidade profissional ao longo da formação inicial de professores, tomando como referência de análise de conteúdo (Bardin, 2009) as narrativas das participantes.
The text deals with an investigative process of professional formation concretized in the analysis and reflection of an autobiographical approach, with two students, future teachers, establishing a possible dialogue between the narratives elaborated in the Teaching Pratice of the last semester of the training course. We detail and reflect the be a teacher while a hunter of dreams in the search for best practices, some of the footprints in the sand during the initial training and the relational transits of and in teaching that constitute one of the strong foundations in the formation and professional development. The study is based on the qualitative research paradigm (Bogdan & Biklen, 1994), which allowed a deeper understanding of the formative experiences reported in the first person by the two students in their final reports. In this way, we try to understand how the construction of the professional identity is perceived throughout the initial formation of teachers, taking as reference the narratives of the participants.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/60287
DOI10.1590/1980-6248-2017-0051
e-ISSN1980-6248
Versão da editorahttp://www.scielo.br/pdf/pp/v30/0103-7307-pp-30-e20170051.pdf
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2019_‘Pegadas na areia’ de professores ‘caçadores de sonhos’.pdfVersão Português745,71 kBAdobe PDFVer/Abrir
2019_‘Footprints in the sand’ of teachers ‘dream hunters’.pdfVersão Inglês754,28 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID