Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/59814

TitleIniciação ao estudo da trompa: ferramentas pedagógicas para a formação do trompista
Other titlesInitiating the study of the french horn: pedagogical tools to the horn player’s training
Author(s)Lima, Nuno Tiago Fernandes Pereira
Advisor(s)Aroso, Nuno
KeywordsTrompa
Manual de apoio
Exercícios
Competências
French horn
Support manual
Exercises
Skills
Issue date2018
Abstract(s)O presente relatório foi elaborado no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho, tendo sido a Intervenção Pedagógica realizada durante o ano letivo 2017/2018, no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, abrangendo Grupos de Recrutamento M20 (Trompa) e M32 (Música de Câmara; Classe de Conjunto). O foco do projeto de investigação atua sobre uma fase muito importante para a formação de um instrumentista, a fase da iniciação. É neste período inicial que se deverá consolidar e adquirir competências que podem definir o restante percurso musical. Foi elaborado um manual de apoio para os alunos, com exercícios originais ou adaptados, de modo a que todos os intervenientes, dos vários níveis, os pudessem praticar. Para a extração dos resultados, produziram-se inquéritos e gravações, e teve-se em conta as considerações anotadas nas grelhas de observação participante e não participante. Os resultados finais alcançados demonstraram que os exercícios realizados atuaram eficazmente, contribuindo de forma muito visível para o processo de desenvolvimento das competências.
The present report is part of the Professional Internship developed within the Master of Music Teaching at the University of Minho. The Pedagogical Intervention was carried out during the 2017/2018 academic year at the Calouste Gulbenkian Conservatory of Music in Braga, covering Recruitment Groups M20 (Horn) and M32 (Vocal and / or Instrumental Ensembles; Orchestra; Chamber Music; Choir; Ensemble Class). The focus of the research project aimed to an important stage of the training of an instrumentalist: the initiation stage. It is in this initial period that a student must consolidate and acquire skills that may define the rest of the musical journey. A support manual for pupils was drawn up with original or adapted exercises, so that all participants at various levels could practice them. For the extraction of the results, surveys and recordings were produced, and the considerations noted in the participant and non-participant observation grids were taken into account. The final results achieved showed that the exercises performed were very effective, contributing in a very visible way to the process of skills development.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/59814
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Nuno Tiago Fernandes Pereira Lima.pdf
  Restricted access
3,7 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID