Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/1822/59398
Title: | As instituições culturais e os social media: uma análise da presença da Fundação de Serralves nas redes sociais |
Author(s): | Lopes, Marta Andreia Almeida |
Advisor(s): | Silva, Elsa Costa e |
Keywords: | Comunicação Copywriting Digital Instituição cultural Internet Redes sociais Communication Cultural institution Social networks |
Issue date: | 2018 |
Abstract(s): | O presente relatório tem como objetivo principal evidenciar a importância das redes sociais para as empresas, mais concretamente para as instituições culturais, na atualidade. Num primeiro momento, este trabalho pretende conhecer a realidade da comunicação museológica portuguesa, de forma a saber como é que os museus comunicam especificamente nas redes sociais, analisando as vantagens e desvantagens nessa estratégia.
Numa época cada vez mais digital e de constante evolução, torna-se essencial para qualquer empresa ou instituição estar presente na internet, em especial nas redes sociais, que envolvem um número elevadíssimo de pessoas.
No seguimento de um estágio curricular na Fundação de Serralves, esta dissertação vem analisar a importância da presença desta instituição nas redes sociais, especificamente no Facebook e no Instagram. Procede-se a uma avaliação dessa mesma presença em comparação com outras instituições culturais portuguesas, de forma a tirar conclusões sobre a comunicação nestas redes e o impacto da mesma junto do seu público. This dissertation has as main objective to highlight the importance of social networks for businesses, more specifically for cultural institutions nowadays. At first, this work aims to acknowledge the museum communication’s reality in Portugal, to know how museums communicate in social networks specifically and to understand the advantages and disadvantages in those strategies. In an era where the digital world is exponentially growing and that there’s a constant evolution, it seems essential to any company or institution to be present on the internet, especially in social media, which involves a lot of people. Following an internship at the Serralves Foundation, this dissertation comes to analyse the importance of the presence of this institution on social networks, specifically on Facebook and on Instagram. An evaluation of this same presence shall be carried out, doing a comparison between Serralves Foundation and other cultural institutions in Portugal, so we can get conclusions about the communication in these networks and its impact on its public. |
Type: | Master thesis |
Description: | Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/59398 |
Access: | Open access |
Appears in Collections: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
10_Relatório+de+Estágio_Marta+Lopes.pdf | 5,3 MB | Adobe PDF | View/Open |