Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/59361

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSarmento, Teresapor
dc.contributor.authorCosta, Conceição Leal dapor
dc.date.accessioned2019-03-06T15:49:38Z-
dc.date.available2019-03-06T15:49:38Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.isbn978-85-7247-103-9por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/59361-
dc.description.abstractOs professores desenvolvem-se numa teia relacional, com crianças, pais, pares profissionais, e outros, o que se constitui num processo formativo bem estruturado , desde que reflitam contínua e sustentadamente nas suas experiências. O texto que aqui se apresenta decorre de uma investigação internacional que tem como base empírica narrativas biográficas, as quais nos permitem a construção de conhecimento sobre identidades profissionais e vidas de professores. As questões de partida são: As crianças e os EE têm algum papel no trabalho dos professores? Qual o papel dos professores na vida das crianças e das suas famílias? Como conjugam expectativas profissionais com as das famílias? Como se formam e desenvolvem os professores com essas interações? Os resultados desocultam múltiplas oportunidades de interação que os docentes vivenciam nos quotidianos, enfatizando as emocionalmente mais impregnantes ou mais formativas, em que as crianças e as suas famílias constituem os principais pilares com quem cada professor estabelece relação.por
dc.description.abstractTeachers develop themselves in a relationship with children, parents, professional peers and others, what is a good structured personal and professional formation, as long as they reflect continuously and sustainably in their experiences. This paper is based on an international research with an (auto)biographic empirical reference, which allow us to build knowledge about professional identities and the lives of teachers. The starting points are: do children an tutors of them have any role in the work of teachers? What is the role of teachers in the lives of children and their families? How do they combine professional expectations with those of families? How are teachers formed and developed with these interactions? Results uncover multiple opportunities for interaction that teachers experience in everyday life, emphasizing those that are emotionally more impregnating or more formative, in which children and their families are the main pillars with which each teacher establishes a relationship.por
dc.description.sponsorshipApoio financeiro do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho; UI 317 da FCT, Portugal) através do Projeto Estratégico UID/CED/00317/2013, financiado através dos Fundos Nacionais da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.language.isoporpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectIdentidades profissionaispor
dc.subjectNarrativas biográficaspor
dc.titleO que fazemos com o que fazem connosco ... Interaçôes que (nos) formam e desenvolvempor
dc.typebookPartpor
oaire.citationStartPage131por
oaire.citationEndPage150por
dc.identifier.doi10.22533/at.ed.03919040213por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.bookTitleConhecimentos e saberes da psicopedagogia clínica e institucionalpor
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Conhecimentos-e-Saberes-da-Psiagogia-Clínica-e-Institucional 144_150 (3).pdf798,34 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID