Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/59193

TitleEm busca da perspetiva da História e Geografia: os meios de comunicação e de transporte no 1º e 2º ciclo de Eucação Básica
Author(s)Borges, Leandro da Silva
Advisor(s)Abay, Cristiana Martinha Maia Oliveira Fonseca Costa
KeywordsEnsino da Geografia
Ensino da História
Comunicação
Transporte
Geography teaching
History teaching
Communication
Transports
Issue date2018
Abstract(s)Este documento apresenta o Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico do Instituto de Educação da Universidade do Minho, realizado no ano letivo de 2016/2017. Foi elaborado um projeto de intervenção pedagógica em contexto de 1º Ciclo e de 2º Ciclo do Ensino Básico cujo tema escolhido foi “Os meios de comunicação e de transporte “a ser implementado no 2ª ano e no 5 º ano de escolaridade. As bases deste relatório foram as observações dos contextos, dos alunos e do trabalho pedagógico realizado a par do projeto de intervenção pedagógica. Pretendeu-se analisar a relevância de atividades de índole teórica e experimentais em contexto de sala de aula na aprendizagem das crianças, dos alunos, introduzindo e estimulando o interesse pela geografia, pela história, pela comunicação, pela linguagem, pela prática e pela dinâmica de aprendizagem em busca do conhecimento. As estratégias pedagógicas desenvolvidas exploraram a interdisciplinaridade, desafiando a visão construtivista e idealista do processo de ensino-aprendizagem, e ainda a curiosidade acerca da temática os Meios de Comunicação e Transporte. A génese pedagógica seguida foi direcionada na base do pensamento de ação, reação, conhecimento e em tudo que envolve a componente da comunicação. Especificamente as instituições onde se desenvolveram as intervenções pedagógicas foram na Escola Básica 1 de Gualtar e na Escola Básica 2 e 3 Dr. Francisco Sanches. As conclusões tiradas de toda a investida nestes contextos foi, que desde atividades práticas como a simulação de contexto reais, como por exemplo os media, assim como a representação dos descobrimentos dos portugueses no mundo, todos estes aspetos se relacionaram com os meios de comunicação e transportes e desta forma projectaram nos alunos o premissa e o poder de comunicar.
The aim of this Internship Report was to present the overall view of Internship of the Masters in Teaching of the 1st and 2nd Basic Education Cycle held in academic year 2016/2017 in the Basic School 1 of Gualtar and in the Basic School 2 and 3 Dr. Francisco Sanches. The research was conducted on the 1st and 2nd grade Primary School students. The classroom observation, students’ engagement and the effects of their work were the basis of my report. The main purpose of this work was to analyze the relevance of theoretical and experimental activities in the children’ and students’ learning process, what is more, to introduce and increase the interest in geography, communication and language by practice and the dynamics of learning process. The pedagogical strategies developed not only explored interdisciplinarity, challenging the constructivist and idealistic vision of the teaching-learning process but also the curiosity about the Media and Transports . The pedagogical genesis followed was directed at the basis of the thought of action, reaction, knowledge and everything that involves the communication component. Thus the conclusions drawn from the efforts taken were that from practical activities such as the simulation, the representation of Portuguese discoveries in the world,and all these aspects related to the media and transport presented in this way enabled students to understand the power of communication.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico
URIhttp://hdl.handle.net/1822/59193
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Leandro da Silva Borges.pdf
  Restricted access
5,61 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID