Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/58945

TítuloCurrículo como Jazz: Perspectivas inclusivas e interdisciplinares na construção curricular do ensino de música em uma escola de educação básica brasileira
Autor(es)Mosca, Maristela de Oliveira
Orientador(es)Pacheco, José Augusto
Martingo, Ângelo Miguel Quaresma Gomes
Palavras-chaveCurrículo como Jazz
Educação Musical
Inclusão
Interdisciplinaridade
Curriculum as Jazz
Musical education
Inclusion
Interdisciplinarity
Data19-Dez-2018
Resumo(s)O presente estudo, situado no campo das pesquisa sobre desenvolvimento curricular, tem como objetivo compreender as perspectivas inclusivas e interdisciplinares na (re)construção curricular do ensino de Música na escola básica, a partir das lentes dos professores generalistas. De que modo os docentes percebem seu papel junto ao professor especialista em Música, suas concepções sobre currículo, conhecimento, educação musical, inclusão e interdisciplinaridade? Perceber a escola básica como espaço curricular em movimento nos trouxe a questão de pesquisa: Quais as perspectivas inclusivas e interdisciplinares na (re)construção de um currículo do ensino de música em uma Escola de Educação Básica a partir do olhar dos professores? Para tecer os percursos investigativos formulamos os objetivos: analisar a configuração do contexto escolar que se estabelece em torno do currículo do ensino de Música; mapear concepções sobre currículo e conhecimento no ensino de Música na escola de educação básica, escritos em documentos oficiais, bem como de professores de educação básica; mapear concepções sobre educação especial, inclusão e interdisciplinaridade no ensino de Música na escola de educação básica, escritos em documentos oficiais, bem como de professores e alunos da educação básica; analisar o modus operandi de um currículo em movimento da escola em contexto; analisar concepções dos professores acerca das perspectivas curriculares inclusivas e interdisciplinares do ensino de Música na escola em contexto; analisar formas de uma organização curricular inclusiva e interdisciplinar do ensino de Música na escola de educação básica. Realizada com base em um estudo de caso, onde o locus de pesquisa foi o Núcleo de Educação da Infância-Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – NEI-CAp/UFRN, a pesquisa de campo teve como instrumentos metodológicos: entrevista individual com professores generalistas da instituição (n=7); a análise de um corpus de documentos oficiais que regem as escritas curriculares da escola básica brasileira e da escola em contexto, com ênfase na educação musical, inclusão e interdisciplinaridade (n=5); grupos focais com crianças da instituição, após proposta de intervenção participativa (n=6). A pesquisa se fundamentou em pressupostos de estudos curriculares, especialmente no aporte teórico realizado no campo de desenvolvimento curricular, que nos permitiu desenvolver a tese a partir da metáfora Currículo como Sinfonia Clássica e Currículo como Jazz. Os dados construídos e interpretados, a partir da triangulação de fontes de dados e à luz do aporte teórico acerca os estudos curriculares, educação musical, inclusão e interdisciplinaridade, puderam ser sintetizados a partir dos eixos: a) o currículo é um projeto que se desenha em torno do conhecimento; b) o Currículo como Jazz é um campo em movimento dialógico; c) o Currículo como Jazz é um campo em movimento improvisacional; d) aprender e ensinar Música é uma experiência coletiva; e) as crianças compõem suas músicas; f) inclusão é processo, presença e aprendizagem; g) a Jam inclusiva pressupõe diálogo, planejamento e respeito aos tempos e espaços; h) a interdisciplinaridade é atitude que se tece no diálogo, no movimento; i) o swing marca as ações pedagógicas interdisciplinares. As conclusões da pesquisa se fundem a partir das concepções de um Currículo como Jazz que, como pensamento metafórico traz o movimento jazzístico na (re)construção curricular. Os atores curriculares corroboram com as asserções de que o desenho curricular se centra no conhecimento e se materializa a partir de ações que se articulam na formação docente, no diálogo entre os pares, a percepção do currículo como organizador e não prescritor das práticas, a compreensão de que o improviso é o dispositivo para abrir/encontrar caminhos. Assim, podemos concluir que o Currículo como Jazz pode ser um caminho para uma Educação Musical que tenha como elemento primordial a Música e seus fazeres; a valorização da Mente Musical Universal e o compromisso com a ampliação do repertório das crianças; o diálogo como condição para a (re)construção do desenho curricular, em uma perspectiva inclusiva e interdisciplinar; e o improviso como a música que acontece no calor do momento. Dessa forma, o Currículo como Jazz promove uma educação musical emancipadora, parte do projeto pedagógico da escola e baseado na democracia, na inclusão e na interdisciplinaridade.
The current study, situated in the field of research in curricular development, aims to comprehend perspectives of inclusion and interdisciplinarity in the (re)formulation of the curricular music teaching in the basic school, from the lens of generalist teachers. How do they perceive their role with the music specialist teacher, their conceptions about curriculum, knowledge, music education, inclusion and interdisciplinarity? The perception of the basic school as a dynamic curricular space has brought the question in research: What are the inclusive and interdisciplinary perspectives in the (re)formulation of the music teaching curriculum in a Basic Education School from the teachers' view? In order to compose the investigative paths we formulate the following objectives: analyze the configuration of the school context that is established around the curriculum of music teaching; to map conceptions about curriculum and knowledge in the music teaching in the school of basic education, written in official documents, as well as teachers of basic education; to map conceptions about special education, inclusion and interdisciplinarity in the teaching of Music in the school of basic education, written in official documents, as well as teachers and students of basic education; to analyze the modus operandi of a moving curriculum of the school in context; to analyze teachers' conceptions about the inclusive and interdisciplinary curricular perspectives of the teaching of Music in the school in context; to analyze possibilities of an inclusive and interdisciplinary curricular organization of music education in basic education school. Based on a case study, where the research locus was the Núcleo de Educação da Infância-Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Childhood Education Center- College of Application of the Federal University of Rio Grande do Norte) - NEI-CAp / UFRN, the field research had as methodological instruments: individual interviews with teachers of the institution (n = 7); the analysis of a corpus of official documents that rule the curricular writings of the Brazilian basic school and the school in context, with emphasis on musical education, inclusion and interdisciplinarity (n = 5); focus groups with children from the institution after a proposal for participatory intervention (n6= 6). The research was based on assumptions of curricular studies, especially in the theoretical contribution made in the field of curriculum development, which allowed us to develop the thesis from the metaphor Curriculum as Classical Symphony and Curriculum as Jazz. The data found and interpreted, based on the triangulation of data sources and in light of the theoretical contribution about curricular studies, music education, inclusion and interdisciplinarity, could be synthesized from the axis: a) the curriculum is a project that is designed around the knowledge; b) The Curriculum as Jazz is a field in dialogical movement; c) Curriculum as Jazz is a field in improvisational movement; d) learning and teaching Music is a collective experience; e) children make up their own music; f) inclusion is process, presence and learning; g) The inclusive Jam presupposes dialogue, planning and respect towards the times and spaces; h) interdisciplinarity is an attitude that is built in dialogue, in movement; i) The swing marks the interdisciplinary pedagogical actions. The conclusions of the research are fused from the conceptions of a Curriculum as Jazz that, as a metaphorical thought brings the jazz movement in the (re)formulation of the curriculum. Curricular actors corroborate with the assertions that the curricular design focuses on knowledge and materializes itself from actions that are articulated in teacher training, in the dialogue between pairs, the perception of the curriculum as an organizer and not a practice prescriber, the understanding that improvisation is the device to open / find paths. Thus, we can conclude that the Curriculum as a Jazz can be a way for a Music Education that has as its primordial element the Music and its doings; the valorization of the Universal Musical Mind and the commitment with the expansion of the children's repertoire; dialogue as a condition for the (re)formulation of the curricular design, in an inclusive and interdisciplinary perspective; and improvisation as the music that happens in the heat of the moment. As a result, the Curriculum as Jazz promotes an emancipatory musical education, part of the pedagogical project of the school and based on the ideas of democracy, inclusion and interdisciplinarity.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Educação (Desenvolvimento curricular)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/58945
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

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