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https://hdl.handle.net/1822/58862
Title: | A produção audiovisual independente na lógica de convergência corporativa nacional |
Author(s): | Roque, Dênis Fernandes |
Advisor(s): | Sá, Alberto |
Issue date: | 2018 |
Abstract(s): | A experiência de estágio na estação televisiva SIC, proporcionou o contacto próximo com
o departamento de produção de emissão. As funções desempenhadas relacionaram-se com o
controle de qualidade de programas estrangeiros, consistindo no visionamento dos conteúdos
para os validar de acordo com os padrões de qualidade impostos pela SIC. Igualmente, foram
complementadas tarefas de tratamento com legendagem, dobragem, locução e edição.
Deste modo, a experiência de estágio, para além de permitir conhecer o processo e o
funcionamento da gestão de conteúdo dos programas estrangeiros, possibilitou, igualmente, uma
perspetiva quanto ao relacionamento no mercado audiovisual entre as distribuidoras
internacionais, a SIC e as empresas de tradução.
É neste panorama que encontramos os motivos para o presente estudo, pretendendo
compreender o funcionamento do processo de compra dos programas, uma vez que se regista
um alto nível de competitividade entre estações televisivas interessadas em superar as audiências
e satisfazer os seus públicos-alvo. O processo é seletivo consoante o grau de reconhecimento e
magnitude das grandes e pequenas distribuidoras de produção à «caça» de comprador
interessado nos programas que estão a oferecer ou até mesmo uma ideia a ser montada. No
caso concreto, pretende-se descrever a especificidade da SIC TV na contratualização de um
projeto televisivo dentro dos padrões da empresa. The internship experience at the SIC television station provided close contact with the broadcast production department. The functions performed were related to the quality control of foreign programs, consisting of viewing the contents to validate them according to the quality standards imposed by SIC. Likewise, treatment tasks with subtitling, folding, locution and editing were complemented. In this way, the experience of traineeship, besides allowing to know the process and the operation of the content management of the foreign programs, also allowed a perspective on the relationship in the audiovisual market between the international distributors, SIC and the translation companies . It is in this panorama that we find the reasons for the present study, intending to understand the operation of the purchase process of the programs, since a high level of competitiveness is registered between television stations interested in surpassing the audiences and satisfying their target audiences. The process is selective depending on the degree of recognition and magnitude of large and small production distributors to the buyer "hunting" interested in the programs they are offering or even an idea to be assembled. In this case, it is intended to describe the specificity of SIC TV in the contractualisation of a television project within the company's standards. |
Type: | Master thesis |
Description: | Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Audiovisual e Multimédia) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/58862 |
Access: | Open access |
Appears in Collections: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
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