Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/58645

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBezerra, Milenapor
dc.contributor.authorAnastácio, Zéliapor
dc.contributor.authorGirão, Camillapor
dc.date.accessioned2019-01-28T14:38:19Z-
dc.date.available2019-01-28T14:38:19Z-
dc.date.issued2018-07-
dc.identifier.citationBezerra, M., Anastácio, Z. & Girão, C. (2018). Os Estilos Parentais e a Influência na Aprendizagem da Criança. (Resumo). In I. Silva, I. Martins, F. Azevedo, M. Vieira, P. Palhares, A. Serrano, G. Carvalho & B. Pereira (Coords). Programa e Livro de Resumos III Jornadas em Estudos da Criança, Programa de Doutoramento em Estudos da Criança, p. 52-53. (ISBN: 978-972-8952-54-9)por
dc.identifier.isbn978-972-8952-54-9-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/58645-
dc.description.abstractAs relações parentais têm sido um tema bastante discutido nos dias atuais, haja vista que a participação da família é de grande importância para o desenvolvimento da criança. Logo, os pais enquanto responsáveis pela criança se tornam os principais encarregados da socialização das mesmas em nível emocional, comportamental e de desenvolvimento cognitivo. Porém, não podemos dizer que os filhos sofrem influência, de forma decisiva, pelo modo de ser e agir dos pais, pois outros fatores como hereditariedade, a especificidade de cada filho, a idade, quantidade de irmãos como também outros fatores que ocorrem dentro da família e extrafamiliar (BRÁS, 2008). Muitos autores como Baumrind (1966), Maccoby e Martim (1983) têm realizado alguns estudos para tentar entender melhor o impacto que a relação parental traz para o desenvolvimento da criança, não somente em nossa sociedade, mas, em todo o mundo. Assim, o presente trabalho tem como principal objetivo investigar essa influência com base na Teoria de Baumrind, que tem sido um marco nos estudos sobre a importância que a relação parental exerce na vida e na aprendizagem da criança, assim como identificar nas relações familiares, os fatores que mais influenciam negativamente no processo de aprendizagem da criança, levantar o perfil biopsicossocial das famílias investigadas e Investigar de acordo com a tipologia de Baurind a relação entre os estilos parentais e o desenvolvimento escolar. De acordo com Brás (2008), Baumrind classificou três modelos de pais: os autoritários, os autoritativos e os permissivos, sendo que o mesmo considera o autoritativo como sendo o mais efetivo, pois esse estilo de pais geram filhos mais comportados e bem ajustados psicologicamente, assim como, crianças competentes em suas atividades e que confiam em si mesmas. Nessa perspectiva, apesar de ser um tema bastante discutido e importante pouco se sabe sobre essa influência, ocasionando, portanto, o interesse sobre essa temática. Portanto, essa pesquisa será de bastante relevância e tem o intuito de comprovar que as relações parentais dependendo da qualidade podem influenciar negativamente no processo de aprendizagem das crianças.por
dc.description.sponsorshipEste trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectEstilos Parentaispor
dc.titleOs estilos parentais e a influência na aprendizagem da criançapor
dc.typeconferenceAbstractpor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage52por
oaire.citationEndPage53por
oaire.citationConferencePlaceBraga, Portugalpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.conferencePublicationPrograma e Livro de Resumos III Jornadas em Estudos da Criançapor
Aparece nas coleções:CIEC - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Resumos III Jornadas em Estudos da Criança_MilenaZelia&Camilla.pdf209,46 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID