Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/58645
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Bezerra, Milena | por |
dc.contributor.author | Anastácio, Zélia | por |
dc.contributor.author | Girão, Camilla | por |
dc.date.accessioned | 2019-01-28T14:38:19Z | - |
dc.date.available | 2019-01-28T14:38:19Z | - |
dc.date.issued | 2018-07 | - |
dc.identifier.citation | Bezerra, M., Anastácio, Z. & Girão, C. (2018). Os Estilos Parentais e a Influência na Aprendizagem da Criança. (Resumo). In I. Silva, I. Martins, F. Azevedo, M. Vieira, P. Palhares, A. Serrano, G. Carvalho & B. Pereira (Coords). Programa e Livro de Resumos III Jornadas em Estudos da Criança, Programa de Doutoramento em Estudos da Criança, p. 52-53. (ISBN: 978-972-8952-54-9) | por |
dc.identifier.isbn | 978-972-8952-54-9 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/58645 | - |
dc.description.abstract | As relações parentais têm sido um tema bastante discutido nos dias atuais, haja vista que a participação da família é de grande importância para o desenvolvimento da criança. Logo, os pais enquanto responsáveis pela criança se tornam os principais encarregados da socialização das mesmas em nível emocional, comportamental e de desenvolvimento cognitivo. Porém, não podemos dizer que os filhos sofrem influência, de forma decisiva, pelo modo de ser e agir dos pais, pois outros fatores como hereditariedade, a especificidade de cada filho, a idade, quantidade de irmãos como também outros fatores que ocorrem dentro da família e extrafamiliar (BRÁS, 2008). Muitos autores como Baumrind (1966), Maccoby e Martim (1983) têm realizado alguns estudos para tentar entender melhor o impacto que a relação parental traz para o desenvolvimento da criança, não somente em nossa sociedade, mas, em todo o mundo. Assim, o presente trabalho tem como principal objetivo investigar essa influência com base na Teoria de Baumrind, que tem sido um marco nos estudos sobre a importância que a relação parental exerce na vida e na aprendizagem da criança, assim como identificar nas relações familiares, os fatores que mais influenciam negativamente no processo de aprendizagem da criança, levantar o perfil biopsicossocial das famílias investigadas e Investigar de acordo com a tipologia de Baurind a relação entre os estilos parentais e o desenvolvimento escolar. De acordo com Brás (2008), Baumrind classificou três modelos de pais: os autoritários, os autoritativos e os permissivos, sendo que o mesmo considera o autoritativo como sendo o mais efetivo, pois esse estilo de pais geram filhos mais comportados e bem ajustados psicologicamente, assim como, crianças competentes em suas atividades e que confiam em si mesmas. Nessa perspectiva, apesar de ser um tema bastante discutido e importante pouco se sabe sobre essa influência, ocasionando, portanto, o interesse sobre essa temática. Portanto, essa pesquisa será de bastante relevância e tem o intuito de comprovar que as relações parentais dependendo da qualidade podem influenciar negativamente no processo de aprendizagem das crianças. | por |
dc.description.sponsorship | Este trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Crianças | por |
dc.subject | Estilos Parentais | por |
dc.title | Os estilos parentais e a influência na aprendizagem da criança | por |
dc.type | conferenceAbstract | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationStartPage | 52 | por |
oaire.citationEndPage | 53 | por |
oaire.citationConferencePlace | Braga, Portugal | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.conferencePublication | Programa e Livro de Resumos III Jornadas em Estudos da Criança | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Comunicações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Resumos III Jornadas em Estudos da Criança_MilenaZelia&Camilla.pdf | 209,46 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons