Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/58642

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAnastácio, Zéliapor
dc.contributor.authorCoelho, Sóniapor
dc.date.accessioned2019-01-28T14:15:59Z-
dc.date.available2019-01-28T14:15:59Z-
dc.date.issued2018-07-
dc.identifier.citationAnastácio, Z. & Coelho, S. (2018). Qualidade do Sono de Crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico: alguns fatores influentes. (Resumo). In G. S. Carvalho, B. Pereira, R. Rosário, T. Vilaça, & Z. Anastácio (Eds.) 5º Congresso Internacional em Saúde: Atividade Física e Saúde - Programa e Resumos. Braga: CIEC, p. 79. (ISBN: 978-972-8952-50-1) (eBook)por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/58642-
dc.description.abstractNesta investigação pretendeu-se identificar fatores influentes na qualidade do sono de crianças de 1.ºCEB e relacionar a qualidade do sono com os sintomas manifestados durante o dia e com o desempenho escolar. A metodologia foi quantitativa. Construiu-se e validou-se um questionário. Como variáveis dependentes consideramos sintomas da criança quando chega à escola, durante o dia, na hora de dormir e de acordar; as dificuldades sentidas na sala de aula e o desempenho escolar. Alguns fatores analisados foram sexo, idade, horário de dormir, partilha de quarto e equipamentos eletrónicos no quarto. A amostra, de conveniência, incluiu todos os alunos de uma escola de 1.º CEB (114 crianças, de 5 a 10 anos). Os questionários foram preenchidos pelos alunos em sala de aula. Os dados foram analisados estatisticamente. A maioria das crianças sente-se bem na escola e tem um sono de boa qualidade. Algumas revelaram-se cansadas, com sono e abatidas, em vários momentos do dia. Nas aulas, 48,1% revelaram dificuldades em cumprir regras e 41,2% em se concentrarem. 85,1% tinham televisão no quarto e, embora menos, outros equipamentos. As crianças com computador no quarto chegavam à escola menos despertas e as que tinham consola afirmavam sentir-se mais ativas na hora de dormir.por
dc.description.sponsorshipEste trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectQualidade do sonopor
dc.subjectSintomaspor
dc.subjectTecnologiaspor
dc.titleQualidade do Sono de Crianças de 1.º Ciclo do Ensino Básico: Alguns Fatores Influentespor
dc.typeconferenceAbstractpor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage79por
oaire.citationEndPage79por
oaire.citationConferencePlaceBraga, Portugalpor
dc.identifier.eisbn978-972-8952-50-1-
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.conferencePublication5º Congresso Internacional em Saúde: Atividade Física e Saúde - Programa e Resumospor
Aparece nas coleções:CIEC - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Resumoebook_5CIS_Zelia&Sonia_p79.pdf104,89 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID