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TitleEducação Para a Sexualidade em Idade Pré-Escolar: Conceções das Crianças e Nível de Conforto dos Pais e Educadores de Infância em Relação ao Desenvolvimento e à Aprendizagem
Author(s)Vânia Beliz
Anastácio, Zélia
KeywordsEducação Sexual
Educação pré-escolar
Educadores
Sexualidade infantil
Issue dateJul-2018
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)
CitationBeliz, V. & Anastácio, Z. (2018). Educação para a Sexualidade em Idade Pré-Escolar: conceções das crianças e nível de conforto dos pais e educadores de infância em relação ao desenvolvimento e à aprendizagem. (Resumo). In G. S. Carvalho, B. Pereira, R. Rosário, T. Vilaça, & Z. Anastácio (Eds.) 5º Congresso Internacional em Saúde: Atividade Física e Saúde - Programa e Resumos. Braga: CIEC, p. 51 (ISBN: 978-972-8952-50-1) (eBook)
Abstract(s)As investigações apontam para o desconhecimento das crianças e as dificuldades de quem as educa como os principais desafios à Educação Sexual a partir da idade pré-escolar. Desta forma pretende-se investigar as conceções de uma mostra de crianças dos 4 aos 6 anos, têm da sexualidade, bem como o conhecimento, as atitudes/crenças e o grau de conforto do grupo de pais - pais e mães - e do grupo de educadores de infância - de ambos os géneros - em relação ao desenvolvimento e à aprendizagem da sexualidade feita pelas crianças. A metodologia eleita para o projeto é a investigação-ação. Na fase de diagnóstico para a recolha de dados recorrer-se-á a entrevistas individuais ao grupo de crianças e à aplicação de inquérito por questionário aos pais e educadores. Posteriormente, planeia-se a realização de sessões de esclarecimento com os três grupos de amostra. Prevê-se que as crianças apresentem diferenças significativas em relação às conceções em sexualidade de acordo com a sua idade e género. Em relação aos pais e educadores prevê-se que as amostras apresentem inicialmente pouco conhecimento em relação à sexualidade na infância e desconforto na abordagem dos temas com as crianças, esperando-se uma evolução concetual.
TypeAbstract
URIhttp://hdl.handle.net/1822/58638
e-ISBN978-972-8952-50-1
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Comunicações

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