Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/58637

TitlePreparação dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) de Maceió-AL-Brasil para Garantia do Direito à Educação de Crianças Acometidas com a Síndrome Congênita do Zika Vírus (ZIKV)
Author(s)Rozana Melo
Anastácio, Zélia
KeywordsEducação Infantil
Crianças
Zika Vírus
Issue dateJul-2018
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)
CitationMelo, R. & Anastácio, Z. (2018). Preparação dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) de Maceió-AL-Brasil para Garantia do Direito à Educação de Crianças Acometidas com a Síndrome Congênita do Zika Vírus (ZIKV). (Resumo). In G. S. Carvalho, B. Pereira, R. Rosário, T. Vilaça, & Z. Anastácio (Eds.) 5º Congresso Internacional em Saúde: Atividade Física e Saúde - Programa e Resumos. Braga: CIEC, p. 17. (ISBN: 978-972-8952-50-1) (eBook)
Abstract(s)Este texto integra um recorte do Projeto de Tese em andamento, sobre a Preparação dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Maceió-AL-Brasil para Garantia do Direito à Educação de Crianças acometidas com a Síndrome Congênita do Zika Vírus (ZIKV). Tem como objetivos analisar as necessidades dos educadores nos CMEIs sobre o acolhimento das crianças com a síndrome congênita do ZIKV a serem matriculadas nos CMEIs; identificar necessidades de recursos materiais e humano; implementar um programa educativo inclusivo para essas crianças através de um processo de investigação-ação com uma equipe multidisciplinar; delinear estratégias de intervenção com a equipe multidisciplinar, familiares e comunidade; discutir com os multiprofissionais, família e educadores sobre as metodologias utilizadas em suas especificidades e adaptadas nos CMEIs; conhecer os documentos oficiais voltados para inclusão de crianças com a síndrome congênita do ZIKV no contexto atual e acompanhar as proposições das audiências públicas no Nordeste; construir um documento preliminar sobre a organização dos CMEIs para o atendimento de crianças com ZIKV. Metodologia: pesquisa qualitativa, estudo de caso, coleta de dados através de entrevistas, estudo observacional descritivo, investigação-ação, análise de dados. Resultados esperados: disseminar cientificamente, no meio acadêmico e na sociedade, as intervenções realizadas.
TypeAbstract
URIhttp://hdl.handle.net/1822/58637
e-ISBN978-972-8952-50-1
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Resumoebook_5CIS_Rozana&Zelia_p17.pdf118,96 kBAdobe PDFView/Open

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID