Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/58633

TítuloGénero e sexualidade na escola: uma proposta de modelo educativo
Autor(es)Gama, Rafaela
Anastácio, Zélia
Palavras-chaveGénero
Sexualidade
Investigação-ação
Modelo educativo
DataJul-2018
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)
CitaçãoGama, R. & Anastácio, Z. (2018). Género e Sexualidade na Escola: uma proposta de modelo educativo. (Resumo). In G. S. Carvalho, B. Pereira, R. Rosário, T. Vilaça, & Z. Anastácio (Eds.) 5º Congresso Internacional em Saúde: Atividade Física e Saúde - Programa e Resumos. Braga: CIEC, p. 52. (ISBN: 978-972-8952-50-1) (eBook)
Resumo(s)A proposta de investigação de doutoramento tem como objetivo analisar o decurso e os resultados de um projeto interdisciplinar sobre sexualidade e género, no âmbito da Educação Sexual, a ser elaborado em parceria com uma escola pública do Brasil. Sugere-se, para essa investigação, uma metodologia de investigação ação, conjugando técnicas de caráter quantitativo e de caráter qualitativo. Pretende-se realizar um plano de intervenção em formato de oficinas com crianças de 6 a 7 anos de uma escola pública do Brasil, definindo o tema dessas oficinas a partir do levantamento das curiosidades e dúvidas das crianças por meio de diversas estratégias, como leitura de livros infantis sobre o tema, roda de conversa, aplicação de questionário de imagens. Os dados coletados serão analisados qualitativamente por meio da técnica de análise de conteúdo. Com esta investigação pretende-se construir um modelo educativo de abordagem das questões de género e sexualidade em contexto escolar a partir da consideração das necessidades educativas das crianças. Espera-se ainda poder delinear um plano de formação e empowerment dos professores deste nível de ensino. Também espera-se munir as crianças de competências de comunicação argumentativa e de tomada de decisão de acordo com o seu pensamento crítico em matéria de sexualidade.
TipoResumo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/58633
e-ISBN978-972-8952-50-1
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Resumoebook_5CIS_Rafaela&Zelia_p52.pdf104,13 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID