Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/58623

TítuloCurrículo e espaços não escolares: educar para a sustentabilidade social, um constructo education city
Outro(s) título(s)Curriculum and non-school spaces: educating for social sustainability, a construct education city
Autor(es)Viana, Isabel Carvalho
Palavras-chaveEspaços não escolares
Education city
Currículo
Sustentabilidade social
Data2018
EditoraAssociação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
CitaçãoViana, I. C. (2018). Currículo e Espaços não Escolares – educar para a sustentabilidade social, um constructo education city. In M. A. S. Aguiar; A. F. B. Moreira & J. A. Pacheco (orgs.). Currículo, entre o comum e o singular (pp.192-205). Brasil: ANPAE.
Resumo(s)Currículo e espaços não escolares assumem-se movimento quotidiano que pode ser interpretado, essencialmente, como colaboração entre professores, estudantes e comunidade/o local na construção do conhecimento. Situa a dificuldade complexa de ir além o entendimento linear de realização de tarefas educativas e atribuição de certificação. A qualidade da educação é um território plural inteligente alicerçado em direito essencial, capaz de projetar e defender os direitos de todos, de ser equitativa, relevante e perfilada por um conceito de aprendizagem ao longo da vida. O que exige um compromisso com uma metodologia de intervenção aberta e participada (Stenhouse, 1984), com intuito de gerar desenvolvimento de competências adequadas à participação cidadã inteligente (Viana, 2011), enquanto espaço e lugar de qualidade e de construção do projeto de vida de todos e de cada um. A qualidade da educação expressa-se como uma aspiração dos Sistemas Educativos de diferenciados países e, ainda, como uma aspiração local/municipal, consensualizada pela sociedade, em geral, e pelo poder político, em particular, variando de sociedade para sociedade e de grupo de indivíduos para grupo de indivíduos. A predispor configurar a educação como um produto ou serviço mercantilizável, legitimada por processos de avaliação em grande escala.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/58623
ISBN85-87987-09-7
Versão da editorafile:///C:/Users/isabel%20c%20viana/Downloads/Curr%C3%ADculo%20-%20entre%20%20comum%20e%20o%20singular%20(E-Book).pdf
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
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