Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/58623

TitleCurrículo e espaços não escolares: educar para a sustentabilidade social, um constructo education city
Other titlesCurriculum and non-school spaces: educating for social sustainability, a construct education city
Author(s)Viana, Isabel Carvalho
KeywordsEspaços não escolares
Education city
Currículo
Sustentabilidade social
Issue date2018
PublisherAssociação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
CitationViana, I. C. (2018). Currículo e Espaços não Escolares – educar para a sustentabilidade social, um constructo education city. In M. A. S. Aguiar; A. F. B. Moreira & J. A. Pacheco (orgs.). Currículo, entre o comum e o singular (pp.192-205). Brasil: ANPAE.
Abstract(s)Currículo e espaços não escolares assumem-se movimento quotidiano que pode ser interpretado, essencialmente, como colaboração entre professores, estudantes e comunidade/o local na construção do conhecimento. Situa a dificuldade complexa de ir além o entendimento linear de realização de tarefas educativas e atribuição de certificação. A qualidade da educação é um território plural inteligente alicerçado em direito essencial, capaz de projetar e defender os direitos de todos, de ser equitativa, relevante e perfilada por um conceito de aprendizagem ao longo da vida. O que exige um compromisso com uma metodologia de intervenção aberta e participada (Stenhouse, 1984), com intuito de gerar desenvolvimento de competências adequadas à participação cidadã inteligente (Viana, 2011), enquanto espaço e lugar de qualidade e de construção do projeto de vida de todos e de cada um. A qualidade da educação expressa-se como uma aspiração dos Sistemas Educativos de diferenciados países e, ainda, como uma aspiração local/municipal, consensualizada pela sociedade, em geral, e pelo poder político, em particular, variando de sociedade para sociedade e de grupo de indivíduos para grupo de indivíduos. A predispor configurar a educação como um produto ou serviço mercantilizável, legitimada por processos de avaliação em grande escala.
TypeBook part
URIhttp://hdl.handle.net/1822/58623
ISBN85-87987-09-7
Publisher versionfile:///C:/Users/isabel%20c%20viana/Downloads/Curr%C3%ADculo%20-%20entre%20%20comum%20e%20o%20singular%20(E-Book).pdf
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
icviana2018.pdf374,16 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID