Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/58621

TítuloInfância e cultura midiática contemporânea: os heróis e as crianças na educação física infantil
Autor(es)Oliveira, Evandro Salvador Alves de
Cunha, António Camilo
Palavras-chaveCrianças
Personagens Midiáticas
Escola
Data2017
CitaçãoOliveira, E. S. A. & Cunha, A. C. (2018). Infância e cultura midiática contemporânea: os heróis e as crianças na Educação Física infantil. In: CONPEDUC – Congresso de Pesquisa em Educação 2017. Política e Educação: desafios contemporâneos. Universidade Federal do Mato Grosso, Rondonópolis MT/Brasil.
Resumo(s)As culturas infantis e os novos modos de brincar das crianças têm sido subsidiadas pela forte presença da cultura midiática. Na busca de compreender e aprofundar sobre o universo infantil, o presente trabalho tem como objetivo compreender como personagens da mídia se fazem presentes nas brincadeiras e modos de ser das crianças e analisar as expressões que ocorrem nas atividades lúdicas que realizam na escola durante suas rotinas e nas aulas de Educação Física. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, inspirada na etnografia, com observações participante desenvolvidas com crianças entre 04 e 05 anos em uma Jardim de Infância localizado de Mineiros, Goiás. Na cultura contemporânea, as crianças têm desenhado novas e diferentes maneiras de brincar, movimentar, dialogar, agir e relacionar com o outro em suas reproduções interpretativas. Nesses processos, elementos da mídia aparecem e atravessam a vida das crianças por meio de diferentes meios e ferramentas tecnológicas que atualmente encontram-se disponíveis, de maneira quase onipresente, em diversos cantos do Brasil, e por porventura em praticamente todas as regiões do planeta. Este tato parece colocar em causa o lugar da experiência – enquanto manifestação do corpo-mesmo (um interno) e que não esquece a tradição, a cultura e a memória, trazendo aqui o pensamento de Wlater Benjamim – em que o presente se caracteriza como o fenômeno forte que apaga o passado e o futuro, de modo a conceder sempre um presente interminável.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/58621
ISSN2179-068X
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Infancia e cultura midiática contemporanea.pdf352,12 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID