Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/58621
Título: | Infância e cultura midiática contemporânea: os heróis e as crianças na educação física infantil |
Autor(es): | Oliveira, Evandro Salvador Alves de Cunha, António Camilo |
Palavras-chave: | Crianças Personagens Midiáticas Escola |
Data: | 2017 |
Citação: | Oliveira, E. S. A. & Cunha, A. C. (2018). Infância e cultura midiática contemporânea: os heróis e as crianças na Educação Física infantil. In: CONPEDUC – Congresso de Pesquisa em Educação 2017. Política e Educação: desafios contemporâneos. Universidade Federal do Mato Grosso, Rondonópolis MT/Brasil. |
Resumo(s): | As culturas infantis e os novos modos de brincar das crianças têm sido subsidiadas pela forte presença da cultura midiática. Na busca de compreender e aprofundar sobre o universo infantil, o presente trabalho tem como objetivo compreender como personagens da mídia se fazem presentes nas brincadeiras e modos de ser das crianças e analisar as expressões que ocorrem nas atividades lúdicas que realizam na escola durante suas rotinas e nas aulas de Educação Física. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, inspirada na etnografia, com observações participante desenvolvidas com crianças entre 04 e 05 anos em uma Jardim de Infância localizado de Mineiros, Goiás. Na cultura contemporânea, as crianças têm desenhado novas e diferentes maneiras de brincar, movimentar, dialogar, agir e relacionar com o outro em suas reproduções interpretativas. Nesses processos, elementos da mídia aparecem e atravessam a vida das crianças por meio de diferentes meios e ferramentas tecnológicas que atualmente encontram-se disponíveis, de maneira quase onipresente, em diversos cantos do Brasil, e por porventura em praticamente todas as regiões do planeta. Este tato parece colocar em causa o lugar da experiência – enquanto manifestação do corpo-mesmo (um interno) e que não esquece a tradição, a cultura e a memória, trazendo aqui o pensamento de Wlater Benjamim – em que o presente se caracteriza como o fenômeno forte que apaga o passado e o futuro, de modo a conceder sempre um presente interminável. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/58621 |
ISSN: | 2179-068X |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Infancia e cultura midiática contemporanea.pdf | 352,12 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |