Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/58617

TitleBrincando com padrões na educação pré-escolar
Author(s)Afonso, Ana Margarida
Mamede, Ema
KeywordsPadrões
Resolução de problemas
Raciocínio
Comunicação
Issue date2018
PublisherAssociação para a Educação Matemática Elementar (AEME)
JournalJornal das Primeiras Matemáticas
Abstract(s)Este artigo procura compreender as reações de crianças do pré-escolar (n=17), dos 4 aos 5 anos, a exploração de padrões, tentando dar resposta às seguintes questões: 1) Que desempenhos apresentam as crianças na resolução de problemas que envolvem padrões de repetição? 2) Que dificuldades manifestam durante a resolução de tais problemas? Adotou-se uma metodologia qualitativa numa abordagem de estudo de caso, procurando descrever as reações das crianças a problemas de padrões de repetição apresentados ao longo de uma intervenção pedagógica. Durante a intervenção, foram propostos às crianças problemas de continuação de um padrão, descoberta de um intruso num padrão, tradução de um padrão e criação de padrões. Os resultados evidenciam bons níveis de desempenho das crianças, sugerindo que os problemas de padrões apresentados constituíram um momento de estímulo ao raciocínio e à comunicação de um modo motivador.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/58617
Publisher versionhttp://jpm.ludus-opuscula.org/Home/ArticleDetails/1193
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Artigos (Papers)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Afonso & Mamede JPM.pdf463,06 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID