Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/58288
Título: | Implementação do Diário como instrumento regulador da vida social do grupo |
Autor(es): | Costa, Ana Filipa Oliveira da |
Orientador(es): | Parente, Maria Cristina Cristo |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | O presente Relatório de Estágio, elaborado para cumprimento dos requisitos
necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar, diz respeito à
implementação de uma intervenção pedagógica no âmbito da componente de formação
de Prática Pedagógica Supervisionada.
Esta intervenção, realizada em contexto de educação de infância, ocorreu numa
sala de jardim-de-infância com um grupo de crianças misto, mas predominantemente, de
quatro anos de idade, cuja educadora titular valoriza os princípios e as propostas do
Movimento da Escola Moderna Portuguesa. A sua temática situa-se na organização e
gestão do processo de ensino e de aprendizagem, nomeadamente na implementação do
Diário de Grupo como instrumento regulador da vida social do grupo.
A implementação desta estratégia pedagógica teve como objetivos primordiais dar
resposta a problemas observados ao nível das interações das crianças, favorecer nas
crianças a tomada de consciência dos seus atos e a resolução autónoma dos conflitos, bem
como, promover a participação democrática das crianças na vida da escola.
A intervenção foi realizada tendo como suporte a abordagem da investigação-ação
na medida em se pretendia implementar o Diário de Grupo e, ao mesmo tempo, ir
averiguando e refletindo sobre o seu contributo enquanto instrumento regulador, para,
sucessivamente, se ir aprofundando a sua utilização. Tratou-se, pois de um caminho que
foi sendo construído com as crianças que iam utilizando o diário e, semanalmente, o iam
analisando. A observação contínua dos registos de todas as situações que as crianças
realizaram e que consideraram necessário debater permitiram apreciar a eficácia desta
estratégia pedagógica não apenas para a resolução de conflitos no seio do grupo, como
também no desenvolvimento de capacidades de refletir, dialogar, propor soluções, fazer
juízos críticos. Do ponto de vista da estagiária, o processo de investigação-ação permitiu,
ao mesmo tempo que ia intervindo, analisar e refletir sobre como essa intervenção
decorria e identificar pontos de melhoria.
O projeto de intervenção pedagógico realizado permite concluir que o Diário de
Grupo é, efetivamente, uma estratégia que, de forma gradual, fomenta o desenvolvimento
de capacidades de resolução de conflitos pelas crianças, promovendo a sua formação
pessoal e de participação social, como base para uma cidadania ativa. The present Internship Report, prepared to fulfill the requirements necessary to obtain the Master's Degree in Pre-School Education, concerns the implementation of a pedagogical intervention in the scope of the training component of Supervised Pedagogical Practice. This intervention, carried out in the context of early childhood education, took place in a kindergarten room with a mixed but predominantly four-year-old group of children whose main educator values the principles and proposals of the Modern School Portuguese Movement. Its theme is in the organization and management of the teaching and learning process, namely in the implementation of the Group Diary as an instrument regulating the group's social life. The implementation of this pedagogical strategy had as its main objectives to respond to problems observed in children's interactions, to help children to become aware of their actions and to resolve conflicts independently, as well as to promote the democratic participation of children in school life. The intervention was carried out with the support of the action-research approach in so far as it was intended to implement the Group Diary and, at the same time, to investigate and reflect on its contribution as a regulatory instrument, in order to successively deepen its use. It was, therefore, a way that was being built with the children who were using the diary and, weekly, they would analyze it. The continuous observation of the records of all the situations that the children carried out and which they considered necessary to discuss allowed to appreciate the effectiveness of this pedagogical strategy not only for the resolution of conflicts within the group, but also in the development of capacities to reflect, to dialogue, to propose solutions, make critical judgments. From the trainee's point of view, the action-research process allowed, at the same time, intervening, analyzing and reflecting on how this intervention took place and identifying areas for improvement. The project of pedagogical intervention carried out allows us to conclude that the Group Diary is effectively a strategy that, in a gradual way, fosters the development of conflict resolution capacities for children, promoting their personal formation and social participation, as a basis for an active citizenship. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/58288 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Filipa Oliveira da Costa.pdf | 8,22 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |