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TítuloPotencialidades da metodologia IVAM na educação pelos pares em prevenção primária do VIH/ Sida
Autor(es)Certal, Catarina
Vilaça, Teresa
Palavras-chavePrevenção da SIDA
Adolescentes
Metodologia IVAM
Educação pelos Pares
DataOut-2017
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)
CitaçãoCertal, C., & Vilaça, T. (2017). Potencialidades da metodologia IVAM na educação pelos pares em prevenção primária do VIH/ Sida. In T. Vilaça, C. Rossi, C. Ribeiro, & P. Ribeiro (Eds.), Investigação na Formação e Práticas Docentes na Educação em Sexualidade: Contributos para a Igualdade de Género, Saúde e Sustentabilidade (pp. 379 – 392). Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança do Instituto de Educação da Universidade do Minho.
Resumo(s)Esta investigação teve como objetivo testar a eficácia da metodologia de educação pelos pares orientada para a ação no desenvolvimento da competência para a ação dos/as alunos/as do 8º ano de escolaridade na prevenção primária do vírus da imunodeficiência humana (VIH). Nesse sentido, foi realizado um estudo experimental com grupo controlo, projetado com a escola de ensino básico como a unidade de amostragem. As escolas foram escolhidas aleatoriamente para continuar com o seu projeto normal de educação para a saúde (n = 6 escolas, 257 alunos/as), ou para receber adicionalmente uma intervenção de educação pelos pares influentes, escolhidos pelos próprios alunos e alunas, de prevenção primária do VIH orientada para a ação (n = 6 escolas, 272 alunos). Os pré e pós-testes consistiram num questionário anónimo autoadministrado. A avaliação do processo educacional incluiu a elaboração de diários de aula pela investigadora e pelos educadores e educadoras de pares e questionários preenchidos pelos pares. O grupo experimental apresentou maior nível de conhecimento sobre VIH / SIDA e assertividade do que o grupo controlo, mostrando a eficácia da realização de intervenções orientadas para a ação de prevenção do VIH na escola por alunos/as influentes. Estes resultados têm implicações a nível da formação de professores/as, na sua capacitação para trabalhar com a metodologia IVAM em projetos de educação pelos pares nas escolas, e a nível da organização dos projetos educativos dos agrupamentos de escola, de forma a que contemplem a educação pelos pares.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/58113
e-ISBN978-972-8952-47-1
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

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