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https://hdl.handle.net/1822/58056
Título: | A avaliação pelos pares na aprendizagem das Ciências Naturais do 7º ano de escolaridade |
Outro(s) título(s): | Peer assessment in learning Natural Sciences of the 7th year of schooling |
Autor(es): | Duarte, Joana Margarida Coelho |
Orientador(es): | Coelho da Silva, José Luís |
Palavras-chave: | Avaliação formadora Coavaliação Ciências naturais Formative evaluation Co-evaluation Natural sciences |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | A assunção de uma perspetiva educativa de cariz autosocioconstrutivista, de uma visão de
educação democrática, e de uma perspetiva de avaliação como um processo de aprendizagem,
inscrita numa visão formadora e de quarta geração, conduziu à implementação e avaliação de
uma intervenção pedagógica assente no envolvimento dos alunos em práticas de coavaliação das
aprendizagens. Estas práticas caracterizam-se pela operacionalização articulada de tarefas de auto
e heteroavaliação, num ambiente educativo predominantemente reflexivo, dialógico e colaborativo,
orientadas para a resolução de um problema/situação problemática no âmbito das temáticas
Atividade Sísmica e Estrutura Interna da Terra. A intervenção pedagógica desenvolveu-se na
disciplina de Ciências Naturais e com uma turma de 26 alunos do 7º ano de escolaridade.
A avaliação da intervenção pedagógica assentou nos seguintes objetivos de investigação:
compreensão da natureza do processo de coavaliação das aprendizagens desenvolvido pelos
alunos, identificação do valor educativo atribuído pelos alunos ao processo de coavaliação e
identificação das dificuldades sentidas pelos alunos na execução da coavaliação das
aprendizagens. Neste sentido, mobilizaram-se as atividades de coavaliação das aprendizagens e
um questionário final de avaliação global da intervenção pedagógica como instrumentos de recolha
de dados. Os resultados mostram que os alunos evidenciam competências de coavaliação, que se
manifestam não só na análise da qualidade científica das explicações às situações problemáticas
mas, também, na identificação das causas subjacentes a possíveis erros, omissões, ambiguidades
nas explicações fornecidas e na definição de ações para melhorar o desempenho próprio e o dos
colegas. Embora, a avaliação da intervenção pedagógica sustente a possibilidade de
desenvolvimento de práticas de coavaliação, aponta, também, a necessidade da promoção de
práticas orientadas para a reflexão sobre a natureza e estrutura destas atividades de modo a
incrementar a consciência do aluno para a relevância e as ações envolvidas num processo de
coavaliação. The assumption of a self-socio-constructivist educational perspective, a vision of democratic education, and an evaluation perspective as a learning process, inscribed in a formative and fourth generation vision, led to the implementation and evaluation of an intervention pedagogy based on the students' involvement in learning co-evaluation practices. These practices are characterized by the articulated operationalization of self and hetero-assessment tasks, in a predominantly reflective, dialogic and collaborative educational environment, oriented towards the resolution of a problematic problems / situation within the scope of the Seismic Activity and Internal Structure of the Earth. The pedagogical intervention was developed in the discipline of Natural Sciences and with a group of 26 students of the 7th year of schooling. The evaluation of the pedagogical intervention was based on the following research objectives: understanding the nature of the process of co-evaluation of learning developed by the students, identifying the educational value attributed by the students to the co-evaluation process and identifying the difficulties experienced by students in the execution of learning co-evaluation. In this sense, learning activities were mobilized and a final questionnaire for the overall evaluation of pedagogical intervention as instruments for data collection. The results show that students demonstrate co-evaluation skills, which are manifested not only in the analysis of the scientific quality of the explanations to the problematic situations but also in the identification of the underlying causes of possible errors, omissions, ambiguities in the explanations provided and in the definition of actions to improve one's own performance and that of colleagues. Although the evaluation of pedagogical intervention supports the possibility of development of co-evaluation practices, it also points out the need to promote practices oriented to the reflection on the nature and structure of these activities in order to increase the student's awareness for the relevance and the actions involved in a co-evaluation process. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/58056 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Joana Margarida Coelho Duarte.pdf | Dissertação de Mestrado | 2,26 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |