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TítuloA importância da estratégia de tipo Prevê – Observa – Explica – Reflete na exploração de conteúdos de Estudo do Meio no 1.º CEB e de Ciências Naturais no 2.º CEB
Autor(es)Azevedo, Ana Carlos Dias de
Orientador(es)Guimarães, Fernando
Data2018
Resumo(s)A presente investigação desenvolveu-se no âmbito da Unidade Curricular Estágio, do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, pretendendo-se com ela aferir as ideias iniciais dos alunos, respeitantes a conteúdos de Estudo do Meio e de Ciências Naturais, e averiguar de que forma o Ensino Experimental das Ciências, nomeadamente as atividades laboratoriais de tipo Prevê-Observa-Explica-Reflete (P-O-E-R), transformam essas conceções iniciais dos alunos em conhecimentos complexos e científicos, a partir de uma aprendizagem significativa. Assim, definimos os seus objetivos: fomentar a aprendizagem através de atividades laboratoriais de tipo P-O-E-R no Ensino das Ciências; proporcionar a aquisição de conhecimentos e atitudes científicas nos alunos; fomentar a ação e a reflexão sobre a ação; desenvolver conhecimentos sobre o mundo envolvente; estimular o interesse pelas ciências nos alunos; proporcionar experiências de aprendizagem ativas e significativas; conhecer as ideias iniciais dos alunos, confrontando-as com os conhecimentos posteriores; e, por fim, verificar o desenvolvimento de competências nos alunos. Para a execução desta investigação e cumprimento dos objetivos implementamos uma intervenção pedagógica, com um total de dez sessões. No decorrer das sessões, recolhemos dados a partir de diários de aula e de análise documental, que a posteriori analisamos e interpretamos. Numa perspetiva metodológica de Investigação-Ação, ao longo da implementação das atividades laboratoriais de tipo P-O-E-R, procuramos fomentar a melhoria das práticas educativas através de um processo cíclico de planificação, ação, observação e reflexão. Os resultados que apresentamos mostram que a implementação das atividades laboratoriais de tipo P-O-E-R fomentou a melhoria do processo de ensino e de aprendizagem, desenvolveu competências a nível cognitivo e social, bem como desenvolveu competências de cariz científico – conceptual, procedimental e atitudinal –, e, ainda, competências importantes para o conhecimento e vivência no mundo que rodeia os alunos.
The present investigation was carried out within the scope of the Curricular Unit Stage, of the 2nd year of the Master’s in Basic Education (1st cycle) and in Teaching of Science and Mathematics in Basic Education (2nd cycle), intending to check students initial ideas, regarding the contents of the Study of the Environment and Natural Sciences, and to investigate how the experimental teaching of Science, namely, the laboratory-type activities as Predict-Observe-Explain-Reflect (P-O-E-R), transform these early conceptions of the students into complex and scientific knowledge from meaningful learning. Therefore, we defined the objectives: to promote learning through laboratory-type activities such as P-O-E-R in science teaching; providing the acquisition of scientific knowledge and attitudes in students; encourage action and reflect on action; developing knowledge about the surrounding world; stimulating students interest in Science; providing active and meaningful learning experiences: to know the initial ideas of the students confronting them with the later knowledge; and, finally, to verify the development of competences in the students. For the execution of this research and achievement of the objectives, we implemented a pedagogical intervention, with a total of ten sessions. During the sessions, we collected data from class diaries and documentary analysis, which we posteriorly analysed and interpreted. In an action-research methodological perspective, during the implementation of laboratory-type activities P-O-E-R, we seek to promote the improvement of educational practices through a cyclical process of planning, action, observation and reflection. The results that we present show that the implementation of laboratory activities such as P-O-E-R fostered the improvement of the teaching-learning process, developed cognitive and social skills, as well as developed scientific competences - conceptual, procedural and attitudinal -, and also important competences for the knowledge and experience in the world that surrounds the students.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/57986
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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