Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/1822/57885

TítuloA abordagem CLIL no desenvolvimento da competência intercultural
Outro(s) título(s)The CLIL approach in the development of the intercultural competence
Autor(es)Jesus, Ana Daniela Ferreira de
Orientador(es)Moreira, Maria Alfredo
Palavras-chaveAbordagem CLIL
Competência intercultural
1º CEB
CLIL approach
Intercultural competence
Primary school
Data2018
Resumo(s)O presente relatório de estágio pedagógico supervisionado descreve e fundamenta o projeto de intervenção incidente no tema “A abordagem CLIL no desenvolvimento da competência intercultural”, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico da Universidade do Minho. O projeto de intervenção foi desenvolvido em duas escolas distintas, tendo a fase de observação decorrido numa escola do 1º ciclo do Ensino Básico em Joane, freguesia de Vila Nova de Famalicão e a fase prática de ensino supervisionada numa escola do 1º ciclo do Ensino Básico em Guimarães. Os objetivos do meu projeto de intervenção foram: identificar atitudes e preferências dos alunos face à aprendizagem do inglês; explorar a abordagem CLIL na promoção da motivação, interesse e entusiasmo na aprendizagem da língua; desenvolver a competência intercultural dos alunos; promover competências de autorregulação da aprendizagem da língua; avaliar o impacto da intervenção na aprendizagem dos alunos. Durante a minha intervenção utilizei diferentes estratégias, tendo desenvolvido quatro sequências didáticas e explorado quatro temas diferentes seguindo uma abordagem CLIL. Procurei ainda desenvolver a competência intercultural das crianças. Os resultados indicam que os objetivos foram alcançados, apesar das limitações de tempo e no trabalho colaborativo.
This supervised pedagogical practicum report describes and bases the intervention project on the theme "The CLIL approach in the development of intercultural competence", carried out within the framework of the Master Degree in Teaching English in the 1st Cycle of Basic Education of the University of Minho. The intervention project was developed in two distinct schools, with the observation phase being carried out in a primary school in Joane, Vila Nova de Famalicão, and the practical phase of supervised teaching in a primary school in Guimarães. The objectives of my intervention project were: to identify students' attitudes and preferences towards English language learning; to explore the CLIL approach in promoting motivation, interest and enthusiasm in language learning; to develop students' intercultural competence; to promote self-regulation skills in language learning; and to evaluate the impact of intervention on student learning. During my intervention I used different strategies, having developed four didactic sequences and explored four different themes following a CLIL approach. I also sought to develop children's intercultural competence. The results indicate that the objectives were reached, despite the limitations of time and in developing a more collaborative work.
TipomasterThesis
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
URIhttp://hdl.handle.net/1822/57885
AcessoopenAccess
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Daniela Ferreira de Jesus.pdf8,29 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis