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https://hdl.handle.net/1822/57856
Title: | O profissional de relações públicas em Portugal: o ensino vs. o mercado de trabalho |
Other titles: | The public relations professional in Portugal: teaching vs. work market |
Author(s): | Amorim, Luzia Maria Pinto Arantes de |
Advisor(s): | Balonas, Sara |
Keywords: | Relações Públicas Ensino Universidade Profissão Mercado de trabalho Public Relations Teaching University Profession Work market |
Issue date: | 2018 |
Abstract(s): | O reconhecimento da importância das Relações Públicas, por parte das empresas é ainda um processo
que está a decorrer paulatinamente, contudo é de salientar a crescente evolução da profissão, bem
como o reconhecimento da sua relevância para o sucesso e evolução de uma empresa ou organização.
Neste sentido, é cada vez mais primordial compreender qual o perfil do profissional de Relações
Públicas, afetando naturalmente as competências que o mercado de trabalho procura nos seus
potenciais profissionais, o que tem como consequência uma inevitável mutação no ensino da profissão.
A análise desta dualidade entre o ensino e o profissional, que estão inevitavelmente interligados e que se
afetam mutuamente, é o propósito que conduz o trabalho que aqui apresentamos. Assim, a questão que
norteia todo o trabalho consiste em saber até que ponto a formação académica nas universidades
portuguesas vai ao encontro das necessidades do mercado. Neste sentido, a presente dissertação
articula a principal literatura acerca das Relações Públicas; apresenta as definições do conceito;
descreve as vertentes do profissional de Relações Públicas; analisa o ensino universitário em Portugal,
bem como o tecido empresarial e a sua relação com a profissão. Ulteriormente à criação de todo o
panorama teórico foram aplicadas as entrevistas, com o intuito de confirmar ou refutar as hipóteses de
pesquisa desenvolvidas. As entrevistas foram aplicadas a docentes que lecionam a área das Relações
Públicas na Universidade do Minho, na Universidade do Porto e na Universidade Nova de Lisboa. Depois
de termos um prisma do ensino e da profissão por parte da academia fomos às empresas à procura de
uma perspetiva profissional. Para isso, entrevistamos três empresas na Área Metropolitana do Porto e
três empresas na Área Metropolitana de Lisboa, abarcando assim as duas principais áreas
empregadoras em Portugal. Com a análise desta contraposição, pretendemos, essencialmente,
promover uma reflexão sobre o profissional de Relações Públicas, no sentido de perceber a relação
entre o ensino e a profissão. Não obstante os dados recolhidos não serem representativos do universo
académico e profissional nacional, acreditamos poder concluir que há uma confluência entre a formação
prestada e as necessidades do mercado. Neste sentido, no final deste estudo podemos concluir que a
formação vai ao encontro das necessidades do mercado. Porém são apresentados pelos entrevistados
aspetos que requerem a nossa atenção, que serão apresentados e problematizados nas conclusões. The recognition of the importance of Public Relations by companies is still a process that is going on gradually, but it is important to point out the growing evolution of the profession as well as th recognition of its relevance for the success and evolution of a company or organization. In this sense it is increasingly important to understand the profile of the Public Relations professional naturally affecting the skills that the companies seek in its potential professionals which has the inevitable consequence of changing the teaching of the profession. The analysis of this duality between teaching and the professional which are inevitably connected and affect each other is the purpose that drives the work presented here. The question that guides the entire work consists in knowing to what extent does academic training in portuguese universities meets the needs of the market. In this sense the present dissertation articulates the main literature on Public Relations; presents the definitions of the concept; describes the aspects of the Public Relations professional; analyzes the university teaching in Portugal as well as the business tissue and its relationship with the profession. Subsequent to the creation of the whole theoretical panorama, the interviews were applied in order to confirm or refute the research hypotheses developed. This interview were applied to professors who teach Public Relations at Universidade do Minho, Universidade do Porto and Universidade Nova de Lisboa. Once we had a prism of teaching and profession on the part of the academy, we went to the companies looking for a professional perspective. To do this we interviewed three companies in Oporto metropolitan area and three companies in Lisbon metropolitan area covering the two main employer areas in Portugal. With the analysis of this opposition we essentially intend to promote a reflection on the professional of Public Relations in order to perceive the relationship between teaching and the profession. Although the data collected is not representative of the national academic and professional universe, we can conclude that there is a confluence between the training provided and the needs of the market. In this sense at the end of this study we can conclude that the training meets the needs of the market. However, the interviewees present aspects that require our attention which will be presented and problematized in the conclusions. |
Type: | Master thesis |
Description: | Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Investigação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/57856 |
Access: | Open access |
Appears in Collections: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
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