Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/57482

TítuloA Sociologia da Infância portuguesa e o seu contributo para o campo dos estudos sociais da infância
Outro(s) título(s)The Portuguese Sociology of Childhood and its contribution to the international field of social studies of childhood
Autor(es)Sarmento, Manuel Jacinto
Palavras-chaveSociologia da Infância
Normatividade
Sociologia crítica
Sociology of Childhood
Normativity
Critical Sociology
Data2018
EditoraUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar)
RevistaContemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar
CitaçãoSarmento, Manuel Jacinto (2018). A Sociologia da Infancia portuguesa e o seu contributo para o campo dos estudos sociais da infância. Contemporânea, v. 8, n. 2 p. 385-405.
Resumo(s)A Sociologia da Infância em Portugal desenvolveu-se, há cerca de vinte anos, por autonomização da investigação face às sociologias da educação, da comunicação e da família, através da definição de um objeto próprio: as crianças, enquanto seres sociais, e a infância, enquanto categoria social de tipo geracional. Desde cedo procurou estabelecer o diálogo com as sociologias da infância de expressão anglófona e francófona e estabeleceu sólidos vínculos com a investigação multidisciplinar da infância nos países de expressão portuguesa, e, em especial, no Brasil. A forte vinculação com as realidades das crianças portuguesas tem vindo a contribuir para que a sociologia da infância esteja aberta aos processos de pluralização da construção social da infância, à crítica aos processos de opressão das crianças e às consequências das desigualdades sociais na infância, e à assunção de uma dimensão de intervenção social e política transformadora das condições de vida das crianças.
The Sociology of Childhood in Portugal is developed, twenty years ago, by the autonomization of research from sociology of education, sociology of media and sociology the family. It is constituted by the adoption of an object of its own: children, as social beings, and childhood, as a social category of generational type. From its begin, it sought to establish a dialogue with English-speaking and Francophone-speaking childhood sociologies and established strong links with multidisciplinary childhood research in Portuguese-speaking countries, especially in Brazil. The strong connection with the realities of Portuguese childhood has contributed to the Portuguese sociology of childhood research the processes of pluralization of childhood normativity, to criticism of the processes of oppression of children and to the consequences of social inequalities in childhood. The Portuguese sociology of childhood is embedded on social intervention and political transformation of the living conditions of children.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/57482
DOI10.4322/2316-1329.065
ISSN2316-1329
Versão da editorahttp://www.contemporanea.ufscar.br/index.php/contemporanea/article/view/669
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sarmento 2018 SI portuguesa e contributo para os ESI.pdf345,34 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID