Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/57321

Título"Encontrar, brincar e arrumar": a reorganização do ambiente educativo numa sala de 3 anos
Outro(s) título(s)“Find, use, return”: reorganizing the learning environment with 3 year old children
Autor(es)Reis, Cristina Alves Minhós dos
Orientador(es)Parente, Maria Cristina Cristo
Palavras-chaveEducação pré-escolar
Organização do espaço
Reapetrechamento das áreas
Etiquetagem de materiais
Jogo
Pre-school education
Space organization
Re-equipment of interest areas
Game
Resource labelling
Data2017
Resumo(s)O presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular Estágio e tem como principal objetivo descrever, refletir e analisar o Projeto de Intervenção Pedagógica realizado no contexto de jardim-de-infância. O Projeto de Intervenção foi desenvolvido com um grupo de vinte e quatro crianças com três anos de idade e o tema do mesmo, emergiu da realização de diversas observações sucedidas nos momentos de exploração das áreas da sala. Deste modo, o presente relatório, tem como principal objetivo demonstrar de que modo, a organização do espaço e dos materiais no ambiente de aprendizagem e o reapetrechamento das áreas de interesse numa sala de jardim-de-infância, poderão promover o jogo da criança. De forma a dar resposta a este objetivo o Projeto de Intervenção realizado teve como referência a abordagem metodológica da investigação-ação em que, de forma cíclica e sistemática procurei observar, planificar, agir e refletir de modo a transformar e melhorar a minha ação pedagógica. O estudo realizado permitiu constatar que ao organizar, etiquetar e explorar o ambiente físico de aprendizagem e os seus materiais, convidando as crianças a participarem ativamente em todo este processo, se promove não só o ciclo encontrar-brincar-arrumar, como também os diferentes tipos de jogo da criança, na medida em que ao começarem a jogar mais em grupo o jogo se torna mais intencional, diversificado e rico pedagogicamente.
The following report is part of the Internship Curricular Unit and has as the main objective to describe, reflect and analyze the Intervention Project inserted in the context of kindergarten. The Intervention Project was developed within a group of twenty-four three year old children and its theme came to be based on the observation of several activities that occurred in the principal areas of interest in the classroom. Thus, this report has as its pivotal objective to demonstrate how the organization of space and its resources in a learning physical environment as well as the reequipment of the areas of interest in a kindergarten classroom may promote the children's games. In order to find an answer to this objective, this Intervention Project had as reference the methodological approach of investigation/action where, in a cyclic and systematic through observation, planning, acting and reflecting aiming to transform and improve all of my pedagogical actions. The elaboration of this report allowed the realization that through organizing, labelling and exploring the learning physical environment and its resources, not only it's promoted the find-usereturn cycle but as well the different types of children's games, because as they start to play more in groups, the game itself becomes more intentional, diverse and rich pedagogically.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/57321
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cristina Alves Minhós dos Reis.pdf2,76 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID