Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/57321
Título: | "Encontrar, brincar e arrumar": a reorganização do ambiente educativo numa sala de 3 anos |
Outro(s) título(s): | “Find, use, return”: reorganizing the learning environment with 3 year old children |
Autor(es): | Reis, Cristina Alves Minhós dos |
Orientador(es): | Parente, Maria Cristina Cristo |
Palavras-chave: | Educação pré-escolar Organização do espaço Reapetrechamento das áreas Etiquetagem de materiais Jogo Pre-school education Space organization Re-equipment of interest areas Game Resource labelling |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | O presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular Estágio e tem como principal
objetivo descrever, refletir e analisar o Projeto de Intervenção Pedagógica realizado no contexto de
jardim-de-infância. O Projeto de Intervenção foi desenvolvido com um grupo de vinte e quatro
crianças com três anos de idade e o tema do mesmo, emergiu da realização de diversas
observações sucedidas nos momentos de exploração das áreas da sala. Deste modo, o presente
relatório, tem como principal objetivo demonstrar de que modo, a organização do espaço e dos
materiais no ambiente de aprendizagem e o reapetrechamento das áreas de interesse numa sala
de jardim-de-infância, poderão promover o jogo da criança.
De forma a dar resposta a este objetivo o Projeto de Intervenção realizado teve como
referência a abordagem metodológica da investigação-ação em que, de forma cíclica e sistemática
procurei observar, planificar, agir e refletir de modo a transformar e melhorar a minha ação
pedagógica.
O estudo realizado permitiu constatar que ao organizar, etiquetar e explorar o ambiente
físico de aprendizagem e os seus materiais, convidando as crianças a participarem ativamente em
todo este processo, se promove não só o ciclo encontrar-brincar-arrumar, como também os
diferentes tipos de jogo da criança, na medida em que ao começarem a jogar mais em grupo o
jogo se torna mais intencional, diversificado e rico pedagogicamente. The following report is part of the Internship Curricular Unit and has as the main objective to describe, reflect and analyze the Intervention Project inserted in the context of kindergarten. The Intervention Project was developed within a group of twenty-four three year old children and its theme came to be based on the observation of several activities that occurred in the principal areas of interest in the classroom. Thus, this report has as its pivotal objective to demonstrate how the organization of space and its resources in a learning physical environment as well as the reequipment of the areas of interest in a kindergarten classroom may promote the children's games. In order to find an answer to this objective, this Intervention Project had as reference the methodological approach of investigation/action where, in a cyclic and systematic through observation, planning, acting and reflecting aiming to transform and improve all of my pedagogical actions. The elaboration of this report allowed the realization that through organizing, labelling and exploring the learning physical environment and its resources, not only it's promoted the find-usereturn cycle but as well the different types of children's games, because as they start to play more in groups, the game itself becomes more intentional, diverse and rich pedagogically. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/57321 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cristina Alves Minhós dos Reis.pdf | 2,76 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |