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https://hdl.handle.net/1822/5724
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Gomes, Maria João | - |
dc.date.accessioned | 2006-10-25T15:02:42Z | - |
dc.date.available | 2006-10-25T15:02:42Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.citation | COLÓQUIO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES, 7, Braga, Portugal, 2006 – “Globalização e (des) igualdades : os desafios curriculares”. [Braga : Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho, 2006]. ISBN 972-8746-41-5. p. 35-45. | eng |
dc.identifier.isbn | 972-8746-41-5 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/5724 | - |
dc.description.abstract | A discussão da declaração de Bolonha tem estado muito centrada nas inadiáveis mudanças ao nível da duração e natureza dos diferentes ciclos de estudo, nomeadamente devido às necessidades associadas ao reconhecimento internacional dos graus académicos, à necessidade de promover a mobilidade nacional e internacional dos alunos, à necessidade de reformular e reestruturar planos de estudos e, indiscutivelmente com bastante relevo, à necessidade de reformular e adaptar o modelo de financiamento do ensino superior às novas realidades. Reconhece-se que todas as discussões e preocupações em torno destas vertentes de análise são necessárias e legítimas. Todavia, tendem por vezes a ocultar ou desviar a atenção da necessidade de repensar e inovar práticas pedagógicas, práticas de avaliação e práticas de organização curricular que promovam outras dimensões e vertentes essenciais do processo de Bolonha. Pretende-se neste texto reflectir sobre o potencial do e-learning e da educação on-line na implementação de práticas pedagógicas que permitam operacionalizar e maximizar alguns dos princípios associados ao processo de Bolonha nomeadamente no desenvolvimento de práticas que estimulem hábitos e concretizem oportunidades reais de aprendizagem ao longo da vida, na promoção de uma efectiva dimensão europeia do ensino superior e no alargamento do conceito de mobilidade de estudantes e professores, aspectos valorizados e preconizados pela Declaração de Bolonha. | eng |
dc.language.iso | por | eng |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) | eng |
dc.rights | openAccess | eng |
dc.subject | e-learning | eng |
dc.subject | Educação on-line | eng |
dc.subject | Bolonha | eng |
dc.title | E-learning e educação on-line : contributos para os princípios de Bolonha | eng |
dc.type | conferencePaper | eng |
dc.peerreviewed | yes | eng |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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