Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/57233

TítuloDesigualdades de género em foco: interseções entre produção e receção de conteúdos jornalísticos
Autor(es)Cerqueira, Carla Preciosa Braga
Cabecinhas, Rosa
Editor(es)Gomes, Sílvia
Duarte, Vera
Ribeiro, Fernando Bessa
Cunha, Luís
Brandão, Ana Maria
Jorge, Ana
Palavras-chaveGénero
Jornalismo
Conteúdos
Produtoras/es
Públicos
Feminismo
Comunicação
Cultura
Data2018
EditoraEdições Húmus
CitaçãoCerqueira, C. & Cabecinhas, R. (2018). Desigualdades de género em foco: interseções entre produção e receção de conteúdos jornalísticos. In S. Gomes, V. Duarte, F. Bessa, L. Cunha, A. M. Brandão & A. Jorge (Eds.), Desigualdades Sociais e Políticas Públicas - Homenagem a Manuel Carlos Silva (pp. 487-503). Famalicão: Editora Húmus.
Resumo(s)Apesar de as desigualdades de género estarem cada vez mais presentes na agenda noticiosa e a palavra “feminismo” ser atualmente recorrente na esfera pública e mediática, continua a verificar-se uma lacuna na investigação científica relativamente à análise e compreensão das representações de género que permeiam os conteúdos e linhas editoriais dos órgãos de comunicação no contexto português, nomeadamente no que concerne às revistas de informação generalista. Este aspeto ganha ainda maior evidência se atendermos à própria localização, ainda marginal, dos estudos feministas enquadrados no campo mais amplo da investigação em comunicação (Leyva & Olaizola, 2007). Assim, neste capítulo procuramos refletir sobre as representações de género que persistem, quer em termos dos conteúdos jornalísticos e de quem os produz, quer no que diz respeito aos públicos. Para tal, revistamos alguns resultados do projeto de investigação O género em foco: representações sociais nas revistas portuguesas de informação generalista (PTDC/CCI-COM/114182/2009), em que analisámos as representações de género na sociedade portuguesa a partir da articulação de dois eixos de análise: um, focado na produção de conteúdos jornalísticos, e o outro, na receção desses conteúdos por parte de um público jovem.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/57233
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters
DCC - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2018_Cerqueira_Cabecinhas_DesigualdadesDeGeneroEmFoco.pdf258,65 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID