Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/57121

TitleA preparação para a performance no ensino especializado de música: ansiedade, motivação e estratégias de estudo na aprendizagem do oboé
Other titlesThe preparation for performance in specialized music education: anxiety, motivation and study strategies in oboe learning
Author(s)Pinhel, Daniela Marisa da Silva
Advisor(s)Martingo, Ângelo Miguel Quaresma Gomes
KeywordsAprendizagem do oboé
Motivação
Ansiedade
Estratégias de estudo individual,
Performance
Oboe learning
Motivation
Anxiety
Individual study strategies
Performance
Issue date2017
Abstract(s)O presente relatório é elaborado no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho e refere-se à conceção, desenvolvimento, aplicação e análise da Intervenção Pedagógica realizada durante o ano letivo 2015/2016, na Academia de Música de Vilar do Paraíso, nos Grupos de Recrutamento M14 - Oboé, e M32 - Conjuntos Vocais e/ou Instrumentais; Orquestra; Música de Câmara; Coro; Classe de Conjunto. A Intervenção Pedagógica teve como objetivo fomentar a motivação para a aprendizagem do oboé e a redução da ansiedade durante a performance. Para tal, foram desenvolvidas estratégias de estudo adaptadas a cada aluno interveniente no projeto. Neste contexto procurou-se: (1) Identificar as causas da ansiedade de cada aluno; (2) Desenvolver estratégias de apoio ao estudo; (3) Aumentar os níveis de motivação intrínseca para o estudo do oboé; (4) Reduzir a ansiedade durante as apresentações. De forma a concretizar os objetivos propostos, foram selecionadas e elaboradas ferramentas pedagógicas para incentivar o estudo não acompanhado, bem como, potenciar hábitos e métodos de trabalho eficazes com vista à auto motivação para o estudo do oboé. Foram também criadas situações de performance de forma progressiva em contexto de aula e também familiar, para que o aluno adquira maior familiaridade com as apresentações perante um público. Verificou-se uma evolução dos alunos após a implementação de algumas estratégias de estudo, nomeadamente na motivação para o estudo e também na redução da ansiedade perante as apresentações públicas.
This report is prepared under the Professional Internship in Master of Music Education at the University of Minho refers to the conception, development and evaluation of a Pedagogical Intervention Plan implemented during the school year 2015/2016 in the Academia de MúsicaVilar do Paraíso in the Recruitment Groups M14- Oboe and M32 - Sets vocals and/or instrumental; Orchestra; Chamber music; Choir; Set class. The Pedagogical Intervention had as objective to foment the motivation for the learning of the oboe and the reduction of the anxiety during the performance. For this, study strategies were developed and adapted to each student involved in the project. In this context, we sought to: (1) Identify the causes of each student's anxiety; (2) Develop strategies to support the study; (3) Increase levels of intrinsic motivation for the study of the oboe; (4) Reduce anxiety during presentations. In order to accomplish the proposed objectives, pedagogical tools were selected and developed to encourage unaccompanied study, as well as to promote effective habits and working methods in order to achieve self motivation for the study of the oboe. Progressive performance situations have been created in the classroom and also in the family context, so that the student acquires greater familiarity with the presentations before an audience. There was an evolution of the students after the implementation of some strategies of study, namely in the motivation for the study and in the reduction of the anxiety before the public presentations.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttp://hdl.handle.net/1822/57121
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Daniela Marisa da Silva Pinhel.pdf
  Restricted access
3,27 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID