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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Rosilene Gonçalvespor
dc.contributor.authorCarvalho, Graça Simões depor
dc.contributor.authorMartins, Cristina Araújopor
dc.date.accessioned2018-11-16T08:35:46Z-
dc.date.available2018-11-16T08:35:46Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSilva, R.G., Carvalho, G.S. & Martins, C.A. (2018). Políticas de Educação para a Criança Hospitalizada: Desafios e perspectivas. In: A.A.N. Mendes et al. (Eds.) IV SLBEI - Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância & I CLABIE – Congresso Luso-Afro-Brasileiro Infâncias e Educação. Aveiro: Universidade de Aveiro, p.152.por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/56963-
dc.description.abstractO trabalho apresenta reflexões sobre as políticas de educação escolar dirigida às crianças hospitalizadas e impedidas de frequentar a escola regular por motivo de tratamento de saúde. Examina as principais políticas educacionais brasileiras e internacionais que visam garantir o direito a educação à criança hospitalizada e as conceções e desafios inerentes à sua garantia. A análise se fundamenta na perspetiva de que a educação é um direito universal e que este deve ser garantido a todos, inclusive à criança em tratamento de saúde, dado que o processo de adoecimento não interfere nas capacidades cognitivas e de aprendizagem da criança, muito pelo contrário, o acesso a ações educativas previne o fracasso escolar, estimula a adesão ao tratamento e a reação positiva na busca da cura. O trabalho foi desenvolvido por meio da análise das principais legislações brasileiras e internacionais que defendem o direito a educação da criança hospitalizada, bem como de artigos que investigam a implementação das classes hospitalares nas bases de dados Scientific Electronic Library Online - Scielo, B-On e Google Acadêmico. Os resultados demonstram que embora haja fundamentos legais para a garantia da escolarização em contexto hospitalar e que este atendimento já ocorre em diversos países, ainda não é uma realidade para a maioria das crianças internadas em unidades pediátricas e/ou em tratamento domiciliário. Assim, discutir a importância da garantia desse direito à criança hospitalizada é fundamental, pois as atividades pedagógicoeducacionais em contexto hospitalar favorecem a continuidade de estudos, contribuem para a autoestima, promovem a interação social e fortalecem a humanização.por
dc.description.sponsorshipApoio financeiro do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho; UI 317 da FCT, Portugal) através do Projeto Estratégico UID/CED/00317/2013, financiado através dos Fundos Nacionais da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCriança hospitalizadapor
dc.subjectPolíticas de educação hospitalarpor
dc.titlePolíticas de educação para a criança hospitalizada: desafios e perspectivaspor
dc.typeconferenceAbstractpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://docs.wixstatic.com/ugd/c875f7_e88b918fb36845bfbbd04f53c0633f49.pdfpor
oaire.citationStartPage152por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.bookTitleLivro de Resumos: IV SLBEI - Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância & I CLABIE – Congresso Luso-Afro-Brasileiro Infâncias e Educaçãopor
Aparece nas coleções:CIEC - Comunicações

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