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https://hdl.handle.net/1822/56921
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Inês Peixoto | por |
dc.contributor.author | Pereira, Beatriz | por |
dc.contributor.author | Teixeira, Aurora | por |
dc.date.accessioned | 2018-11-13T09:27:29Z | - |
dc.date.available | 2018-11-13T09:27:29Z | - |
dc.date.issued | 2018-06 | - |
dc.identifier.citation | Silva, I., Pereira, B., Teixeira. A. (2018). Jogo e autoconfiança em crianças do 1° ciclo do Ensino Básico. In F. Azevedo, H. Vieira, N. Fernandes, B. Pereira (Eds) Estudos da Criança: Diversidade de olhares (pp.137-149), Braga, Portugal, CIEC. | por |
dc.identifier.isbn | 978-972-8952-52-5 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/56921 | - |
dc.description.abstract | O movimento é primordial para o desenvolvimento multilateral da criança e através dos jogos e brincadeiras contribui para a melhora das relações interpessoais. Já sua ausência pode limitar o desenvolvimento motor e influenciar em características da personalidade, cognição e emoções. O jogo constitui-se como a essência e razão da infância que através do seu universo imaginário pode melhorar sua percepção corporal, linguagem, autoeficácia, autoestima e autoconfiança. A autoconfiança é uma característica essencial da vida, já que se trata da capacidade de se ver bem-sucedido. Assim, o indivíduo confiante tem uma atitude positiva, desafia-se e assume riscos. O objetivo do estudo foi identificar a presença de capacidades empreendedoras, nomeadamente a autoconfiança em crianças do 1 ciclo do ensino Básico. Participaram no estudo 18 alunos (9 sexo feminino e 9 do sexo masculino) e 19 alunos (9 do sexo feminino e 10 do sexo masculino) do 3 ano de escolaridade de uma escola da área urbana de Braga, com idades entre 6 e 9 anos. Foi utilizado como instrumento um jogo construído e organizado, dividido em equipas que deveriam escolher entre 3 percursos constituídos por barreiras colocadas em diferentes alturas. Ao concluir o percurso foi atribuído pontuações de acordo com a dificuldade, sendo para o mais fácil 1 e 2 pontos, médio 2 e 3 pontos e mais difícil 3 e 4 pontos. Ao término do jogo a pontuação foi contada em voz alta pelo mediador para definir a equipe vencedora. Foram utilizadas análises descritivas para os comportamentos observados e atribuída as seguintes classificações: i) sim, verifica-se o comportamento; ii) Não, verifica-se comportamento oposto e iii) Não observado, não se verifica o comportamento. Os resultados em relação a subcategoria: I - Não se intimida mesmo havendo a possibilidade de ser confrontado com opiniões diferentes, foi constatado que a maioria das crianças apresentavam comportamentos, sejam eles positivos ou negativos. As meninas parecem ficar menos incomodadas com a possibilidade de serem confrontadas pelos colegas, relativamente a idade tanto as crianças de 6/7 quanto as de 8/9 apresentaram comportamentos positivos, sendo no mais novos onde mais comportamentos não observados ocorreram. Para a subcategoria II- Tem uma atitude positiva e confiante, foram observados resultados similares, sendo que a maioria das crianças apresentaram comportamento positivo, para ambos os géneros e referente a idade um pequeno destaque para os alunos mais velhos. Desta forma, a autoconfiança foi observada em contexto do jogo pois os comportamento foram maioritariamente positivos. para além de essencial na componente social e emocional, a autoconfiança é também uma características essenciais do perfil empreendedor. | por |
dc.description.sponsorship | Financiamento pelo CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho; UI 317 da FCT, Portugal) através do Projeto Estratégico UID/CED/00317/2013, financiado através dos Fundos Nacionais da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Jogo | por |
dc.subject | Autoconfiança | por |
dc.subject | Empreendedorismo | por |
dc.title | Jogo e autoconfiança em crianças do 1° ciclo do Ensino Básico | por |
dc.type | bookPart | por |
oaire.citationStartPage | 137 | por |
oaire.citationEndPage | 149 | por |
oaire.citationIssue | 1 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.bookTitle | Estudos da Criança. Diversidade de olhares | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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o jogo e a autoconfiança em crianças.pdf | 2,7 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |