Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/5685
Título: | Tópicos para uma abordagem renovada de Os Lusíadas, na aula |
Autor(es): | Silva, Lino Moreira |
Data: | 26-Set-2005 |
Citação: | SILVA, Lino Moreira da - Tópicos para uma abordagem renovada de Os Lusíadas, na aula. In SILVA, Lino Moreira da, coord. - “Encontro Leituras em Português, 1, Braga, Portugal, 2005” [CD-ROM]. Braga : Centro de Investigação em Educação do Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, 2006. p. 12-38. ISBN 989-95022-1-9. ISBN 978-989-95022-1-5. |
Resumo(s): | De entre as obras de referência estudadas na escola, Os Lusíadas, pela sua relevância, complexidade e simbolismos, merecem uma atenção especial. Objecto, nos últimos tempos, de alguma incompreensão, com reflexos negativos na escola e na formação dos alunos, importa reflectir acerca da leitura da obra principal de Camões, procurando-se redimensionar o que, de essencial, se encontra envolvido no seu estudo. Nesse sentido, vão ser focalizados alguns "tópicos" que, embora possam ser relacionados com a abordagem tradicional de Os Lusíadas (o autor, a época, a escrita e as motivações da obra, a estrutura, a dimensão formativa, os episódios de maior destaque, os valores), serão encarados de uma forma que se pretende renovada, sugerindo-se, em consequência, uma proposta metodológica que, uma vez reflectida e interiorizada, ajude os professores a tirarem o maior proveito da abordagem da epopeia camoniana, no trabalho com os alunos. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/5685 |
ISBN: | 989-95022-1-9 978-989-95022-1-5 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Capas_LEITURAS-2005.pdf | Capa | 162,87 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Tópicos para uma abordagem renovada(...).pdf | Documento principal | 285,86 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |