Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/56580

TítuloIntrodução: a operacionalidade do jogo
Autor(es)Eugenio, Fernanda
Salgado, Ricardo Seiça
Palavras-chaveJogo
Nonsense
Performance
Liminaridade
Metamensagem
DataOut-2018
RevistaCadernos de Arte e Antropologia
CitaçãoEugénio, Fernanda e Ricardo Seiça Salgado, 2018, “Introdução: A Operacionalidade do Jogo”, Cadernos de Arte e Antropologia, vol. 7, n.º 2, pp. 5-10.
Resumo(s)A chamada para artigos deste dossiê pretende discutir o conceito de jogo na sua operacionalidade nomeadamente como o jogo serve de laboratório experimental de procedimentos, como o jogo é posto em prática e que consequências este fazer proporciona, contribuindo para uma heurística da análise sociocultural. O foco elenca então a articulação de vários “comos”: 1) a forma como o jogo se faz dispositivo (ou contra-dispositivo do senso comum) para a invenção coletiva e dissensual do comum, permitindo desvincular a prática da comunidade dos mecanismos identitários da pertença e da reprodução, bem como re-situar o seu entendimento enquanto processo de vinculação sempre em aberto: nem essência nem substância, mas potência de relação que está sempre por ser efetuada a cada vez; 2) a forma como o jogo está a ser ativado, em diferentes áreas, enquanto prática exploratória – explicitando o que um corpo pode e contribuindo para a reimaginação da corporeidade e dos modos de estar no mundo; 3) a forma como o jogo pode funcionar como plano de re-performance e/ou como chave analítica para dar a ver as complexas relações éticas, estéticas e políticas implicadas na constante negociação social dos lugares de fala, das representações e das formações subjetivas; 4) a forma como o jogo é usado para a reinvenção de práticas pedagógicas e de práticas metodológicas; 5) a forma como o jogo, nas suas engrenagens e de dinâmica processual, se relaciona com a utopia ou com a vanguarda e se pode concretizar enquanto heterotopia.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/56580
DOI10.4000/cadernosaa.1501
e-ISSN2238-0361
Versão da editorahttps://journals.openedition.org/cadernosaa/1501?file=1
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CRIA-UMinho - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
seica e eugenio_intro_a operatividade do jogo.pdf98,56 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID