Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/1822/56485
Title: | Mercado online da fotografia: reconfigurações nos processos de comunicação e nas dinâmicas de distribuição de obras de arte |
Author(s): | Ravanello, Tatiana Fátima Rehbein |
Advisor(s): | Zagalo, Nelson Pinto, Manuel |
Keywords: | Modelo de comunicação Plataformas online Mercado online da arte Fotografia artística Model of communication Online platforms Online art market Art photography |
Issue date: | 24-Jul-2018 |
Abstract(s): | A tese de doutoramento que aqui se apresenta tem por objetivo a elaboração de um modelo de
comunicação do funcionamento do mercado online primário da fotografia artística a partir da
leitura de um cenário já existente do mercado da arte, mas ainda pouco explorado por pesquisas
acadêmicas. Partimos do pressuposto que vivenciamos hoje um novo paradigma de comunicação
a partir da internet e que, com ele, os formatos de circulação e consumo cultural foram
significativamente alterados. A internet introduz a conformação de novos ambientes socioculturais
capazes de interferir nesse ecossistema e oportunizar ao indivíduo a sua inserção em esferas
diferenciadas de reconhecimento. Nesse sentido, o mercado da arte ganhou novos contornos e o
ambiente online é agora um desdobramento óbvio do mercado físico tradicional. Entretanto,
defendemos aqui que o mercado online não está desvinculado do mundo físico tradicional da arte
e que o artista depende da construção de capital social junto a instâncias de legitimação nesses
dois contextos. A tese está dividida em duas grandes partes, uma teórica e outra empírica. Os
quatro primeiros capítulos compreendem conceitos, teorias e ideias que norteiam esta tese,
apresentando desde as mudanças estruturais em cenários sociais, econômicos e culturais até a
posição ocupada hoje pelo artista no contexto do mundo da arte, a partir de uma abordagem de
caráter bibliográfico e de natureza aplicada. A pesquisa empírica é composta por dois estudos,
um com foco na atuação do artista e outro com foco nas plataformas online de distribuição de
fotografias artísticas. A fundamentação metodológica aplicada em cada estudo empírico é
detalhada nos seus respectivos capítulos. O último capítulo é dedicado à apresentação do modelo
de comunicação, fundamentado na proposta dos círculos de reconhecimento de Bowness (1990),
Heinich (1998) e Rojzman (2005) e na lógica de comunicação em rede abordada por Castells
(2002; 2007) e Cardoso (2009; 2013). The doctoral thesis presented here aims to develop a model of communication of the functioning of the online primary market of art photography, based on the reading of an already existing art market scenario, but still little explored by academic research. We start from the assumption that we are living nowadays a new paradigm of communication from the internet and that, with it, the formats of circulation and cultural consumption have been significantly altered. The internet introduces the conformation of new socio-cultural environments capable of interfering in this ecosystem and giving the individual the possibility of insertion into differentiated spheres of recognition. In this sense, the art market has gained new contours and the online environment is now an obvious unfolding of the traditional physical market. However, we argue here that the online market is not disconnected from the traditional physical world of art and that the artist depends on the construction of social capital along with instances of legitimation in these two contexts. The thesis is divided into two major parts, one theoretical and the other empirical. The first four chapters comprise concepts, theories and ideas that guide this thesis, presenting from the structural changes in social, economic and cultural scenarios to the position occupied nowadays by the artist in the context of the artworld, based on a bibliographical approach and of applied nature. The empirical research is composed of two studies, one focused on the performance of the artist and another focused on the online platforms of the distribution of artistic photographs. The methodological foundation applied in each empirical study is detailed in its respective chapters. The last chapter is dedicated to the presentation of the communication model, based on the proposal of the recognition circles of Bowness (1990), Heinich (1998) and Rojzman (2005) and the network communication logic addressed by Castells (2002; 2007) and Cardoso 2009; 2013). |
Type: | Doctoral thesis |
Description: | Tese de Doutoramento em Ciências da Comunicação |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/56485 |
Access: | Restricted access (UMinho) |
Appears in Collections: | CECS - Teses de doutoramento / PhD theses |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TATIANA REHBEIN RAVANELLO.pdf Restricted access | 9,64 MB | Adobe PDF | View/Open |