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https://hdl.handle.net/1822/56257
Title: | Que educadores para o contemporâneo?: um estudo de caso no Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Portugal e Museu de Arte Moderna de São Paulo, Brasil |
Author(s): | Ferreira, Ana Carmen Palhares |
Advisor(s): | Martins, Moisés de Lemos |
Keywords: | Arte Arte-educação Cultura visual Art Art-education Visual culture |
Issue date: | 19-Jul-2018 |
Abstract(s): | Compreendendo o contemporâneo como um tempo em que a relação indivíduo-sociedade se dá
de forma dissociada e anacrônica, que esta sociedade na qual o indivíduo está inserido
comunica febrilmente por meio de imagens, e que a cultura visual corresponde, também, à
compreensão das mensagens disseminadas pelas imagens dominantes, como podemos ver e
perceber esse ‘ente’ sem sermos por ele dominados? Como encontrarmos o foco e libertarmonos
do poder das imagens invasivas e sedutoras desta sociedade da imagem e do consumo?
A sociedade contemporânea encontra-se fortemente dominada por imagens tecnológicas que
invadem os ecrãs globais e passam mensagens culturais que predominam em grande parte do
planeta. O que vestir, o que comer, beber e que perfume usar, nos apontam os grandes letreiros
luminosos. Também a informação nos vem por meio de mensagens imagéticas, o que acontece
em todo o mundo ao alcance de um clique. Mas há ainda as imagens da arte. Não apenas as
imagens clássicas presentes nos museus tradicionais, mas as imagens da arte contemporânea
que romperam as barreiras dos espaços tradicionais e se apresentam nas ruas, nos guetos, nas
escolas e também nas grandes bienais e espaços destinados para tal. A arte contemporânea que
se apropriou do banal e das técnicas antecedentes, para nos apresentar as inquietações de uma
sociedade do risco e caos.
Compreendemos, a partir desse cenário de caos imagético, que a literacia visual seria um meio
de emancipar crianças e jovens, de modo a atuarem de forma crítica diante das visualidades que
nos cercam. Dessa forma, avistamos o ensino da arte e a vivência artística como um caminho
para construção dessa literacia, além do despertar de outras características subjetivas na
formação do indivíduo, como o desenvolvimento da criatividade e afetivade, de um sentido ético
e estético, bem como de um fazer artístico. Assim, enxergamos na figura do educador o grande
propulsor desse ensino e na relação museu-escola um caminho para a necessária vivência
artística.
Guiada por estas inquietações, a presente investigação tem como objetivo apresentar a realidade
de educadores de arte e suas vivências em museus de arte contemporânea, e o que pensam
sobre o ensino da arte e a relação museu-escola. Para isso, desenvolvemos uma investigação
exploratória com estudo de caso em dois museus de arte contemporânea: o Museu de Arte Moderna de São Paulo, Brasil, e o Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Portugal. Por
meio de entrevistas exploratórias, análise documental, aplicação de questionários e momentos
de observação não-participante, pudemos nos aproximar dessas duas realidades, buscando
apresentar o perfil dos educadores que participam dos programas educativos nos museus
selecionados; analisar a forma como se desenvolve a relação museu-escola e apurar a
importância que esses educadores atribuem à arte contemporânea, na formação de crianças e
jovens em idade escolar.
A investigação desenvolvida vem contribuir para um maior entendimento do cenário
contemporâneo e da relevância do educador enquanto propulsor da literacia visual em nossa
sociedade, bem como dos museus e instituições culturais como espaços significativos para o
desenvolvimento da inteligência estética. Vem contribuir, ainda, para a compreensão de uma
literacia visual que possibilite a crianças e jovens em idade escolar, transformarem-se em
espectadores emancipados com capacidade crítica para atuação em uma sociedade dominada
pelas imagens do consumo. Understanding the contemporary as a time in which the individual-society relation happens in a disconnected and anachronistic manner, that this society which the individual belongs to communicates feverishly through images, and that visual culture corresponds also to the understanding of the messages disseminated by the dominant images, how can we see and perceive that ‘entity’ without getting dominated by it? How can we find the focus and free ourselves from the power of the invasive and seductive images that result from this society of image and consumption? Contemporary society is strongly dominated by technological images that invade screens around the globe and convey cultural messages which predominate in most of the planet. What to dress, what to eat, what to drink and what perfume to use, is all being pointed out by the big and bright billboards. The information also comes to us by messages of imagery, something that occurs all over the world and is only a click away. But there are the art images as well. Not only the classical images on traditional museums, but contemporary art images that broke through the barriers of traditional spaces and can now be found in the streets, ghettos, at schools and at the big biennials and spaces designated for that purpose. Contemporary art, that has taken over the banal and the artistic techniques of previous schools, and presented us with the concerns of this society of risk and chaos. We understand, from this scenario of imagery chaos, that visual literacy would be a form of emancipating children and young people, so they could act critically before the visualities that surround them. Therefore, we foresee the teaching of art and the artistic experience as a path to build that literacy, apart from the awakening of other subjective characteristics in the individual’s formation, such as the development of creativity and affectivity and of an ethical and aesthetical sense, in addition to an artistic knowhow. That way, we see the role of educator as the main promoter of this teaching, and the museum-school relation as the path to the necessary artistic experience. Guided by these concerns, this investigation aims to present the reality lived by art educators and their experiences in contemporary art museums, as well as what they think about the teaching of art and the museum-school relation. With that in mind, we have developed an exploratory investigation featuring a case study regarding two contemporary art museums: the São Paulo Museum of Modern Art, in Brazil, and the Serralves Contemporary Art Museum, in Portugal. By means of exploratory interviews, documental analysis, questionnaires and moments of nonparticipant observation, we were able to get closer to these two realities, seeking to present the profile of educators that take part on educational programs in the selected museums, analyze how the museum-school relation is developed and evaluate the importance that these educators attribute to contemporary art, as part of the formation of children and young people in school age. The investigation that has been carried out comes as a contribution to a broader understanding of the contemporary scenario and the relevance of the educator as a promoter of visual literacy in our society, besides the relevance of museums and cultural institutions as significant spaces to the development of aesthetical intelligence. It also contributes to the comprehension of a visual literacy that allows children and young people in school ages to be transformed into emancipated spectators, with critical ability to act in a society dominated by consumption images. |
Type: | Doctoral thesis |
Description: | Tese de Doutoramento em Estudos Culturais (especialidade em Sociologia da Cultura) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/56257 |
Access: | Open access |
Appears in Collections: | CECS - Teses de doutoramento / PhD theses |
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