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TítuloPode a distintividade ser sumativa? estudo no efeito de produção
Outro(s) título(s)Can distinctiveness be summative? study on the production effect
Autor(es)Santos, Cristiana Pereira dos
Orientador(es)Albuquerque, Pedro Barbas
Luna, Karlos
Palavras-chaveEfeito de produção
Distintividade
Efeito sumativo
Evocação livre
Verbos
Production effect
Distinctiveness
Free recall
Summative effect
Verbs
Data2018
Resumo(s)O efeito de produção refere-se ao facto de recordamos melhor palavras lidas em voz alta do que palavras em silêncio. Este efeito aparece associado a uma heurística de distintividade que prediz que palavras codificadas com pelo menos um elemento distintivo (audição, timbre, etc.) em relação à leitura em silêncio, são melhor recordadas. No primeiro estudo, foram apresentados aos participantes verbos que representam ações (e.g., escrever), e o objetivo foi estudar o efeito sumativo de pistas distintivas na memória. Para tal as palavras eram lidas em silêncio, em voz alta, imaginadas e executadas. Os resultados mostraram uma melhor recordação das palavras executadas comparativamente às palavras imaginadas. Estas duas condições tiveram melhores resultados do que as palavras lidas em silêncio e em voz alta que não diferiram entre si. Desta forma, realizou-se um segundo estudo apenas com a leitura em silêncio e voz alta que replicou o efeito de produção com os mesmos estímulos verbais. Estes dois estudos apontam para a existência de um efeito sumativo da distintividade na memória.
The production effect refers to the fact that we remember better words read aloud than words read in silence. This effect is associated with a heuristic of distinctiveness that predicts that words coded with at least one distinctive element (hearing, timbre, etc.) relative to read in silence are best remembered. In the first study were presented to participants action verbs (e.g. writing), in which the aim was to study the summative effect of distinctive cues in memory. For this the words were read silently, loudly, imagined and executed. The results showed a better memory for words executed compared to the imagined words. These two conditions had better results than the words read in silence and read out loud that did not differ. In this way, a second study was carried out only with the reading in silence and out loud that replicated the production effect with the same verbal stimuli. These two studies point to the existence of a summative effect of distinctiveness in memory.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/55690
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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