Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/55668

TitleFormação inicial do pedagogo para atuação em contexto hospitalar
Author(s)Silva, Rosilene
Carvalho, Graça Simões de
KeywordsFormação Inicial
Pedagogia Hospitalar
Classe Hospitalar
Criança Hospitalizada
Issue date2018
CitationSilva, R. & Carvalho, G.S. (2018). Formação inicial do pedagogo para atuação em contexto hospitalar (Resumo). In: CIEE do Instituto Politécnico de Lisboa, CIEd da Universidade do Minho e Universidade Católica Portuguesa (Org.) Livro de Resumos do 1º Congresso Internacional Integrando Saberes: Pedagogia, Formação e Investigação em Educação. Pedagogias Participativas na Educação de Infância. Lisboa: CIEE, p.43.
Abstract(s)O trabalho discute a formação inicial do pedagogo em contextos complexos do processo de ensino e aprendizagem, mas especificamente no ambiente hospitalar. Analisa as contribuições do estágio supervisionado em instituições não escolares do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Pará, Brasil e sua relevância acadêmico-científica e profissional na formação do pedagogo, considerando as especificidades, desafios e possibilidades do fazer docente no contexto hospitalar. A pesquisa teve a sustentação teórica embasada em autores como Fonseca (2003), Fontes (2005), Libâneo (2005), Barreiro e Gebran (2006), Matos (2007), Arosa e Shilke (2008), Matos e Mugiatti (2009),Pimenta e Lima (2010), Covic e Oliveira (2011), Rolim (2015), entre outros, que discutem o estágio na formação inicial do pedagogo e a atuação do Pedagogo no atendimento a criança hospitalizada. A metodologia foi de abordagem qualitativa e utilizou a observação participante, aplicação de projetos de intervenção e análise de relatórios de atividades. Seguiu as diretrizes éticas aplicáveis nas pesquisas envolvendo seres hum os embasada nas resoluções nº 466/2012 e 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde, Brasil. Os resultados demonstram que as vivências oportunizadas pelo estágio no ambiente hospitalar fortalecem a formação dos pedagogos, na medida em que ampliam a visão dos campos de trabalho e fornecem embasamento teórico-metodológico para atuação em contextos diferenciados e complexos da prática educativa. O ambiente hospitalar apresenta singularidades que são vividas e ressignificadas nas vivências de estágio por meio da inserção participativa do aluno de pedagogia nesses ambientes, tendo a análise crítica e a pesquisa como eixo norteador das ações.
TypeAbstract
URIhttp://hdl.handle.net/1822/55668
Publisher versionhttps://docs.wixstatic.com/ugd/b8e277_648f00f0c8c84a1385b66d0bb7540fea.pdf
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CIIS_ContextoHospitalarA.pdf738,8 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID