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TítuloAs orientações governamentais dos setores da saúde e da educação na promoção e educação para a saúde em meio escolar: complementares ou opostas?
Autor(es)Lusquinhos, Leonel
Carvalho, Graça Simões de
Palavras-chaveEducação para a saúde
Promoção da saúde
DataJul-2018
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)
CitaçãoLusquinhos, L. & Carvalho, G.S. (2018). As orientações governamentais dos setores da Saúde e da Educação na Promoção e Educação para a Saúde em Meio Escolar: complementares ou opostas? (Resumo). In: Silva, I., Martins, I., Azevedo, F., Vieira, M.H., Palhares, P., Serrano, A., Carvalho, G.S., Pereira, B. (Eds.) Programa e Resumos das III Jornadas em Estudos da Criança. Braga: CIEC, p.55.
Resumo(s)Todas as escolas públicas portuguesas são consideradas Escolas Promotoras de Saúde, o que pressupõe terem um plano estruturado e sistematizado elaborado em parceria pelos sectores da saúde e da educação. Neste estudo, de natureza qualitativa e descritivo, pretendeu-se identificar e comparar as orientações emanadas pelos sectores da saúde e da educação, com o objetivo de compreender a articulação entre ambos e verificar se se coadunam com as linhas orientadoras internacionais para a promoção e educação para a saúde em meio escolar. Assim, foram selecionados 29 documentos de diversas tipologias (“Diário da República”, “Documento de trabalho”, Relatório” e “Outros documentos”) obtidos a partir dos portais da saúde e da educação tendo sido sujeitos à análise de conteúdo, utilizando o software NVivo®11 Pro. Numa primeira fase, procedeu-se à análise de frequência de palavras (“wordstorm”), e depois à análise codificada para cinco categorias: “medidas adotadas”, “objetivos”, “metodologias/estratégias”, “áreas/temas de intervenção” e “avaliação”. O “wordstorm” confirmou que os 29 documentos selecionados incidem em aspetos relacionados com saúde e educação em meio escolar. O setor da saúde utiliza com maior frequência o conceito de “promoção da saúde” enquanto o da educação privilegia o conceito de “educação para a saúde”. A análise por categoria mostra que ambos os setores: (i) se preocupam com as “medidas a adotar” para proporcionar condições de organização e de cooperação, (ii) têm o “objetivos” claramente delineados e coincidentes, (iii) consideram relevante as “metodologias/estratégias” ativas, em particular a metodologia por projeto, (iv) apresentam “áreas/temas de intervenção” idênticas e (v) consideram a “avaliação” essencialmente quantitativa, sendo o setor da saúde focado nos processos e nos resultados e o da educação no diagnóstico, monitorização e avaliação. Os documentos de referência dos setores da saúde e da educação mostraram ser convergentes e complementares, havendo articulação entre ambos para uma eficiente promoção e educação para saúde em meio escolar, dando assim cumprimento ao preconizado internacionalmente.
TipoResumo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/55652
ISBN978-972-8952-54-9
Versão da editorahttp://www.eventos.ciec-uminho.org/jornadas2018/docs/lresumos.pdf
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Comunicações

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