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TítuloInvestigação, colaboração, reflexão: constructos centrais num projecto de formação de professores
Autor(es)Silva, Carlos Manuel Ribeiro da
Maia, Isabel Margarida Oliveira Guimarães
Alonso, Maria Luísa Garcia
Candeias, Isabel
Palavras-chaveInvestigação
Colaboração
Reflexão
Projecto de formação de professores
Prática Pedagógica
Practicum
Investigação-acção colaborativa
Data13-Nov-2003
EditoraPublicações da Universidade de Aveiro
CitaçãoSilva, C., Maia, I., Alonso, L., & Candeias, I. (2003). Investigação, Colaboração, Reflexão: constructos centrais num projecto de formação de professores. Poster publicado no "1.º Simpósio Nacional de Educação Básica – Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico" (Programa e Resumos). Formação de Professores do 1.º Ciclo e Educadores de Infância. Questões do Presente e Perspectivas Futuras. 13 e 14 de Novembro de 2003, Universidade de Aveiro (p. 123).
Resumo(s)O trabalho que apresentamos resulta do Projecto de Formação que orienta e articula a Prática Pedagógica (Practicum) da Licenciatura em Ensino Básico – 1.º Ciclo, do Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho. Partindo da discussão do modelo de formação que sustenta este Projecto, neste poster pretende-se mostrar excertos significativos da sua vivência nos diferentes contextos experienciais em que a prática se desenvolve. Considerando como constructos centrais a este projecto de formação a investigação, a colaboração e a reflexão, é em tomo deles que se organiza toda a informação resultante de um trabalho de pesquisa sobre a acção, desenvolvido pelos formandos. Desse trabalho resultou, no final do ano lectivo de 2002-2003, uma exposição que serviu simultaneamente como roteiro informativo sobre o processo desenvolvido pelos grupos e como registo reflexivo sobre as práticas de inovação nas escolas. O entendimento da prática pedagógica com uma abordagem de investigação-acção colaborativa permite superar a tradicional dicotomia entre a teoria e a prática garantindo por um lado, uma intervenção fundamentada na realidade e por outro, o distanciamento necessário para uma análise sistemática e reflexiva sobre essa mesma realidade.
TipoPoster em conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/55650
ISBN972-789-097-0
Arbitragem científicano
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Comunicações


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