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TítuloAvaliação externa das escolas: uma leitura do contexto europeu à autoavaliação significativa
Autor(es)Sousa, Joana Raquel Faria
Palavras-chaveAvaliação Externa das Escolas
Autoavaliação
Cooperação Interinstitucional
Ensino Superior
DataMar-2018
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
CitaçãoSousa, J. (2018). Avaliação externa das escolas: uma leitura do contexto europeu à autoavaliação significativa. In J. C. Morgado, J. Sousa, A. F. Moreira & A. Vieira (Orgs.), Currículo, Formação e Internacionalização: desafios contemporâneos (pp. 143-158). Braga: Centro de Investigação em Educação (CIEd), Instituto de Educação, Universidade do Minho.
Resumo(s)A Avaliação Externa de Escolas (AEE) em Portugal surge com a publicação da Lei n.º 31/2002, de 20 de dezembro, sendo implementada pela Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC), a partir de 2006. Os efeitos da AEE em Portugal são já visíveis e vários estudos nacionais apontam para a tendência de alterações ao nível curricular, pedagógico e organizacional na escola pública (Barreira, Bidarra & Vaz-Rebelo, 2016), nomeadamente nos processos de autoavaliação (Pacheco, 2016). É neste contexto que será apresentada a AEE na Europa e em Portugal, com incidência na questão da autoavaliação, de modo a compreender o contexto desta mudança estratégica ao nível da política educativa em Portugal e as suas necessidades. Com base nos resultados de pesquisas nacionais, apresenta-se uma proposta de acompanhamento e apoio das escolas ao processo de autoavaliação que visa a criação de sinergias interinstitucionais.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/55600
ISBN978-989-8525-57-4
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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