Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/55553

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Jorge Luiz dapor
dc.contributor.authorOliveira, Wanderlei Abadio depor
dc.contributor.authorCarlos, Diene Moniquepor
dc.contributor.authorLizzi, Elisangela Aparecida da Silvapor
dc.contributor.authorRosário, Rafaelapor
dc.contributor.authorSilva, Marta Angélica Iossipor
dc.date.accessioned2018-08-02T12:49:46Z-
dc.date.available2018-08-02T12:49:46Z-
dc.date.issued2018-05-01-
dc.identifier.issn0034-7167por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/55553-
dc.description.abstractObjective: to verify if the improvement of social and emotional skills reduces bullying victimization in 6th grade students 12 months after the end of the intervention. Method: Quasi-experimental study with 78 students who were bullying victims. A cognitive behavioral intervention based on social skills was conducted with the intervention group. The eight sessions addressed politeness, making friendships, self-control, emotional expressiveness, empathy, assertiveness and solution of interpersonal problems. Data were analyzed using Poisson regression with random effect. Results: Quasi-experimental study with 78 students who were bullying victims. A cognitive behavioral intervention based on social skills was conducted with the intervention group. The eight sessions addressed politeness, making friendships, self-control, emotional expressiveness, empathy, assertiveness and solution of interpersonal problems. Data were analyzed using Poisson regression with random effect. Conclusion: Social skills are important in anti-bullying interventions and can be the basis for intersectoral interventions in the health area, aimed at favoring the empowerment of victims by improving their social interactions and quality of life in school.por
dc.description.abstractObjetivo: Verifi car se a melhoria de habilidades sociais reduz a vitimização por bullying em estudantes do 6º ano escolar após 12 meses da fi nalização da intervenção. Método: Estudo de intervenção quase-experimental com 78 estudantes vítimas de bullying. Realizou-se uma intervenção cognitivo comportamental baseada em habilidades sociais com o grupo intervenção. As oito sessões realizadas enfocaram habilidades de civilidade, fazer amizades, autocontrole e expressividade emocional, empatia, assertividade e solução de problemas interpessoais. Os dados foram analisados mediante regressão de Poisson com efeito aleatório. Resultado: O grupo da intervenção melhorou signifi cativamente as habilidades sociais. A vitimização reduziu-se signifi cativamente em ambos os grupos (intervenção e comparação), porém, em maior quantidade no grupo intervenção. Conclusão: As habilidades sociais são importantes em intervenções antibullying e podem fundamentar intervenções intersetoriais na área da saúde, visando favorecer o empoderamento das vítimas mediante a melhoria de suas interações sociais e qualidade de vida na escola.por
dc.description.sponsorship- The present study was funded by the Sao Paulo Research Foundation (FAPESP), Grant 2013/22361-5 and Grant 2015/01794-6.por
dc.language.isoengpor
dc.publisherAssociação Brasileira de Enfermagempor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectViolencepor
dc.subjectBullyingpor
dc.subjectAggressionpor
dc.subjectSocial Skillspor
dc.subjectSchool Healthpor
dc.titleIntervenção em habilidades sociais e bullyingpor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage1085por
oaire.citationEndPage1091por
oaire.citationIssue3por
oaire.citationVolume71por
dc.date.updated2018-08-02T11:03:44Z-
dc.identifier.doi10.1590/0034-7167-2017-0151por
dc.identifier.pmid29924179por
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
dc.subject.wosScience & Technology-
sdum.export.identifier5192-
sdum.journalRevista Brasileira de Enfermagem (REBEn)por
Aparece nas coleções:ESE-CIE - Artigos em Revistas Internacionais / Papers in International Journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Jorge_Luis_Intervention_in_social_skills_and_bullying.pdf516,08 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID