Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/55292

TítuloA auditoria como ferramenta de avaliação da comunicação interna
Outro(s) título(s)The communication audit as a tool to assess internal communication
Autor(es)Cunha, Daniela Sofia Alves da
Orientador(es)Pires, Helena
Data2018
Resumo(s)A comunicação é uma característica intrínseca do ser humano. É aquilo que une todos os indivíduos que vivem em sociedade e que permite criar e desenvolver relações humanas. Mas esta necessidade de comunicar não ocorre apenas com os Homens. Desde há muito tempo que as organizações e as empresas perceberam a importância da comunicação e de comunicar, tanto internamente com os colegas, os chefes ou a direção, como externamente com consumidores, parceiros ou clientes. Nesse sentido, a comunicação interna começou a ser percebida como uma condição essencial na vida das organizações e para o sucesso dos negócios. Como comunicação interna podemos entender todos os atos comunicacionais que são produzidos dentro de uma empresa e que têm influência na vida da mesma e nos seus trabalhadores. Assim, a comunicação interna tem um papel importantíssimo nas organizações e no seu funcionamento, tendo também influência na imagem global que a organização passa, quer interna, quer externamente. Uma das ferramentas mais eficazes para analisar e diagnosticar a comunicação interna de uma empresa e a sua eficácia é a auditora. Esta surge como um método de análise ao processo de comunicação de qualquer organização, possibilitando uma maior compreensão do desempenho da mesma. Através das auditorias ficamos a conhecer os pontos fortes e fracos de uma organização e definem-se que aspetos devem ser melhorados, permitindo criar uma estratégia e um plano adequados que melhorem a comunicação da empresa. Tendo isto em mente, com o presente relatório pretendemos estudar as auditorias de comunicação interna e a sua importância como ferramenta de diagnóstico para as empresas. Para isso, foram realizadas quatro entrevistas a diretores e/ou diretores de comunicação de quatro empresas, todas de diferentes áreas de negócio, com o intuito de analisar a perceção que estes têm acerca do tema.
Communication is an intrinsic characteristic of the human being. It’s what connects all individuals that live in society and allows to create and develop human relations. But this need to communicate doesn’t occur only with humans. For a long time now, organizations and companies understood the importance of communication and to communicate, either internally with colleagues, bosses or the company’s administration, or externally with consumers, partners and clients. Thus, internal communication started to be understood as an essential requirement in the lives of the organizations and to succeed in business. Internal communication includes all the communicational actions that are produced inside a company and that have influence on its life and its workers. Therefore, internal communication has a very important role in organizations and their functioning, as well as in its global image perceived internally and externally. One of the most effective tools to analyze and diagnose the internal communication of a company and its efficiency is the audit. This technique is an analysis method to the communication process of any organization, enabling a better comprehension of its performance. Through the audits we are able to know the strong and weak points of an organization and we can define what aspects require improvement, allowing to create a strategy and an adequate plan to upgrade the company’s communication. With this in mind, the present report plans to study internal communication audits and its importance as a diagnosis tool for the companies. To do so, we conducted four interviews with managers and/or communication managers from four companies, all from different business areas, with the purpose of analyzing how these companies perceive this subject.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/55292
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

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