Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/55283

TítuloComunicação e sociedade: epistemologia e metodologias em comunicação [33, 2018]
Outro(s) título(s)Comunicação e sociedade: epistemology and methodologies in communication [33, 2018]
Editor(es)Marinho, Sandra
Vicente Mariño, Miguel
Palavras-chaveEpistemologia
Metodologias
Comunicação
Epistemology
Methodologies
Communication
DataJun-2018
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
RevistaComunicação e Sociedade
Resumo(s)[Nota introdutória] Este número da Comunicação e Sociedade é sustentado por este posicionamento intelectual e reúne um conjunto relevante de artigos que exploram diversos aspetos centrais indispensáveis para se conduzir estudos bem fundamentados. Aprofundarmos a nossa relação, como académicos da área dos Média e da Comunicação, com a forma como planeamos e aplicamos a investigação que desenvolvemos é essencial para fortalecer a posição institucional do nosso campo. As condições sociais de produção de conhecimento tornaram-se num objeto de pesquisa atrativo, reivindicando a necessidade de reflexão epistemológica sobre a investigação com um enfoque mais amplo nos fenómenos sociais: metas de curto prazo devem ser complementadas com uma análise mais aprofundada sobre o que, por que e como selecionamos e abordamos tópicos, questões e hipóteses de investigação. Pesquisar num domínio tecnologicamente avançado não pode implicar deixar para trás algumas das principais e mais amplas questões filosóficas sobre o nosso papel como cientistas sociais e intelectuais. Consequentemente, continua a ser necessário reclamar a necessidade de abordagens relevantes do ponto de vista da Epistemologia e das Metodologias, como uma forma de nos abstrairmos das rotinas das nossas práticas científicas e das exigências institucionais, que afetam as vidas diárias da maioria dos académicos no mundo.
[Introductory note] This issue of Comunicação e Sociedade is underpinned by this intellectual position and offers a relevant collection of articles that explore several core aspects required to conduct well-founded studies. Furthering our relationship as Media and Communication scholars with the way that we design and apply our research is essential to strengthen our field’s institutional position. The social conditions of knowledge production have turned into an appealing object of enquiry, claiming the need for epistemological reflection regarding research with a broader focus on social phenomena: short-term targets must be complemented by more in-depth analysis about what, why and how we select and approach research topics, questions and hypotheses. Conducting research in a technologically-advanced domain cannot mean leaving behind some of the main and broader philosophical questions about our role as social scientists and intellectuals. Consequently, it is still necessary to claim the need for relevant approaches to Epistemology and Methodologies, as a way to extract ourselves from regular routines in our scientific practices and institutional demands that affect the daily lives of most scholars worldwide.
TipoRevista
URIhttps://hdl.handle.net/1822/55283
ISSN1645-2089
e-ISSN2183-3575
Versão da editorahttp://revistacomsoc.pt/index.php/comsoc/issue/view/242
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Comunicação e Sociedade - Vol. 33 (2018): Epistemologia e Metodologias em Comunicação

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