Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/55165
Título: | Antibullying interventions developed by nurses: integrative review |
Outro(s) título(s): | Intervenções antibullying desenvolvidas por enfermeiros: revisão integrativa da literatura Intervenciones antibullying desarrolladas por enfermeros: revisión integradora de la literatura |
Autor(es): | Silva, Marta Angélica Iossi Monteiro, Estela Maria Leite Meirelles Braga, Iara Falleiros Ferriani, Maria das Graças Bomfim de Carvalho Pereira, Beatriz Oliveira, Wanderlei Abadio de |
Palavras-chave: | Bullying Early intervention Pediatric nursing School health |
Data: | 2017 |
Editora: | Universidad de Murcia. Servicio de Publicaciones |
Revista: | Enfermeria Global |
Resumo(s): | Objective: To identify and describe anti bullying interventions developed by nurses. Method: Integrative review conducted in six databases using descriptors related to the phenomenon and nursing. The guiding question was: "What are the anti bullying interventions developed in schools by nurses?" Results: Five papers composed the corpus of analysis. The results indicate a variety of types of interventions (dramatization/role-playing, support group, multidimensional and videos). Conclusions: This review presents knowledge that can support anti bullying practices and intervention programs to be developed by nurses or health teams in Brazil. Objetivos: Identificar e descrever as intervenções antibullying realizadas por enfermeiros. Método: Revisão integrativa da literatura realizada em seis bases de dados (CINAHL, LILACS, PsycINFO, PUBMED, SciELO e Web of Science), utilizando nas buscas descritores relacionados ao fenômeno e à enfermagem. A questão norteadora da pesquisa foi: “Quais são as intervenções antibullying desenvolvidas em escolas com a participação de enfermeiros?”. Resultados: Cinco artigos compuseram o corpus de análise da revisão. Os resultados indicaram uma variedade de enfoques nas intervenções realizadas (dramatização/teatro, grupo de apoio, multidimensional e vídeos). Conclusão: A revisão apresenta conhecimentos que podem orientar práticas e programas de intervenção antibullying a serem desenvolvidas por enfermeiros ou equipes de saúde no Brasil. Objetivos: Identificar y describir las intervenciones antibullying realizadas por enfermeros. Método: Revisión integradora de la literatura realizada en seis bases de datos (CINAHL, LILACS, PsycINFO, PUBMED, SciELO y Web of Science), utilizando en las buscas descriptores relacionados al fenómeno y a la enfermería. La pregunta que orientó la investigación fue: “¿Cuáles son las intervenciones antibullying desarrolladas en escuelas con la participación de enfermeros?”. Resultados: Cinco artículos compusieron el corpus de análisis de la revisión. Los resultados indicaron una variedad de enfoques en las intervenciones realizadas (dramatización/teatro, grupo de apoyo, multidimensional y vídeos). Conclusión: La revisión presenta conocimientos que pueden orientar prácticas y programas de intervención antibullying a ser desarrollados por enfermeros o equipos de salud en Brasil. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/55165 |
DOI: | 10.6018/eglobal.16.4.267971 |
ISSN: | 1695-6141 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
artigo 2017 inglês Wanderlei 267971-1044671-1-PB.pdf | 515,77 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |