Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/55099

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFernandes, Danielapor
dc.contributor.authorOliveira, Clara Costapor
dc.contributor.authorNobre, Alexandrapor
dc.date.accessioned2018-06-21T07:39:59Z-
dc.date.issued2018-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/55099-
dc.description.abstractA ciência na educação não deve ser exclusiva das instituições de educação formal, sendo uma das nossas metas possibilitar o acesso ao conhecimento em ciência a todos os interessados independentemente, entre outros aspetos, da idade, do nível de escolaridade ou do local, característica da educação não formal de adultos, desde a Antiguidade. O mestrado em Educação, especialidade em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, tem atuado em colaboração com o STOL - Science Through Our Lives da Universidade do Minho para a concretização desta finalidade educativa, em contexto de educação de adultos não formal, numa universidade sénior rural localizada no norte de Portugal. Após realizar o diagnóstico de necessidades e interesses do grupo-alvo, traçaram-se os objetivos constituindo-se “facultar aos educandos uma perceção de factos e experiências fundamentada na Ciência”, um dos objetivos específicos emergente do respetivo objetivo geral “facultar aos educandos novas experiências e aprendizagens”. Foram desenhadas atividades integradas em módulos temáticos distintos, a saber: atividades de expressão, atividades lúdicas e culturais, atividades de Educação para a Saúde, módulo de Intergeracionalidade e módulo de Ciência, a apresentar nesta comunicação. Este módulo foi composto por três oficinas separadas em áreas tão distintas como a Ciência do dia-a-dia (odores e paladares, alimentação), a energia (funcionamento do micro-ondas, eficiência energética de diferentes tipos de lâmpadas, as energias renováveis) e fauna e flora (identificação de espécies arbóreas do concelho por análise das folhas, detalhes curiosos de plantas e animais por observação de imagens muito ampliadas dos mesmos, entre outras atividades). Como forma de conclusão apresentaremos a avaliação das atividades referidas e o seu resultado.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsclosedAccesspor
dc.subjectComunicação de ciênciapor
dc.subjectEducação não formalpor
dc.subjectCiência experimentalpor
dc.titleUniversidade sénior: ciência em educação não-formalpor
dc.typeoralPresentationpor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationConferenceDate27 - 29 Maio 2018por
sdum.event.titleAgeing Congress 2018 - Congresso Internacional Sobre Envelhecimentopor
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationConferencePlaceCoimbrapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
Aparece nas coleções:DBio - Comunicações/Communications in Congresses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Universidade Sénior- Ciência em educação não-formal.pdf
Acesso restrito!
64,62 MBAdobe PDFVer/Abrir
Livro Congresso - índice.pdf
Acesso restrito!
1,44 MBAdobe PDFVer/Abrir
PROGRAMME – Ageing Congress 2018.pdf
Acesso restrito!
133,2 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID