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https://hdl.handle.net/1822/55099
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Fernandes, Daniela | por |
dc.contributor.author | Oliveira, Clara Costa | por |
dc.contributor.author | Nobre, Alexandra | por |
dc.date.accessioned | 2018-06-21T07:39:59Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.date.submitted | 2018 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/55099 | - |
dc.description.abstract | A ciência na educação não deve ser exclusiva das instituições de educação formal, sendo uma das nossas metas possibilitar o acesso ao conhecimento em ciência a todos os interessados independentemente, entre outros aspetos, da idade, do nível de escolaridade ou do local, característica da educação não formal de adultos, desde a Antiguidade. O mestrado em Educação, especialidade em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, tem atuado em colaboração com o STOL - Science Through Our Lives da Universidade do Minho para a concretização desta finalidade educativa, em contexto de educação de adultos não formal, numa universidade sénior rural localizada no norte de Portugal. Após realizar o diagnóstico de necessidades e interesses do grupo-alvo, traçaram-se os objetivos constituindo-se “facultar aos educandos uma perceção de factos e experiências fundamentada na Ciência”, um dos objetivos específicos emergente do respetivo objetivo geral “facultar aos educandos novas experiências e aprendizagens”. Foram desenhadas atividades integradas em módulos temáticos distintos, a saber: atividades de expressão, atividades lúdicas e culturais, atividades de Educação para a Saúde, módulo de Intergeracionalidade e módulo de Ciência, a apresentar nesta comunicação. Este módulo foi composto por três oficinas separadas em áreas tão distintas como a Ciência do dia-a-dia (odores e paladares, alimentação), a energia (funcionamento do micro-ondas, eficiência energética de diferentes tipos de lâmpadas, as energias renováveis) e fauna e flora (identificação de espécies arbóreas do concelho por análise das folhas, detalhes curiosos de plantas e animais por observação de imagens muito ampliadas dos mesmos, entre outras atividades). Como forma de conclusão apresentaremos a avaliação das atividades referidas e o seu resultado. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | closedAccess | por |
dc.subject | Comunicação de ciência | por |
dc.subject | Educação não formal | por |
dc.subject | Ciência experimental | por |
dc.title | Universidade sénior: ciência em educação não-formal | por |
dc.type | oralPresentation | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationConferenceDate | 27 - 29 Maio 2018 | por |
sdum.event.title | Ageing Congress 2018 - Congresso Internacional Sobre Envelhecimento | por |
sdum.event.type | congress | por |
oaire.citationConferencePlace | Coimbra | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
Aparece nas coleções: | DBio - Comunicações/Communications in Congresses |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Universidade Sénior- Ciência em educação não-formal.pdf Acesso restrito! | 64,62 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Livro Congresso - índice.pdf Acesso restrito! | 1,44 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
PROGRAMME – Ageing Congress 2018.pdf Acesso restrito! | 133,2 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |