Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/1822/55055

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAntunes, Maria da Conceição Pintopor
dc.contributor.authorPinheiro, Maria João Amaralpor
dc.date.accessioned2018-06-14T11:14:52Z-
dc.date.available2018-06-14T11:14:52Z-
dc.date.issued2017-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1822/55055-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)por
dc.description.abstractO projeto “Aprender a ser, fazer, conhecer e conviver: os quatros pilares da educação num projeto de educação não-formal junto de crianças em contexto escolar”, foi desenvolvido com um público-alvo de idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos de idade, sendo a sua finalidade a promoção do aprender a ser, fazer, conhecer e conviver com crianças em idade escolar, através da educação não-formal. O trabalho desenvolvido neste contexto foi de encontro aos objetivos da intervenção comunitária, numa lógica de educação não formal, orientados por uma investigação qualitativa e apoiada na metodologia de investigação da investigação-ação. As atividades realizadas apoiaram-se nas técnicas de intervenção da animação sociocultural e foram desenhadas para obedecer aos objetivos delineados no início do projeto que atendiam às necessidades, interesses e problemas de um público-alvo infantojuvenil. Estas atividades incidiram sobre temas como a educação para o desenvolvimento sustentável, educação para a participação e para o desenvolvimento de um espírito critico, as relações interpessoais, as artes e a leitura. Estas atividades mostraram-se muito benéficas e resultaram num maior interesse e motivação das crianças pela escola, e proporcionaram o desenvolvimento integral das crianças, nomeadamente nas dimensões do aprender a ser, fazer, conhecer e conviver, os quatro pilares da educação, defendidos no relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI (2003) e promovidos pelo nosso projeto.por
dc.description.abstractThe project "Learning to be, to do, to know and to live together: the four pillars of education in a project of non-formal education among children in a school context" was developed with a target audience aged 6 to 12 years old and its purpose is to the promote the learning to be, to do, to know and to live with children of school age, through non-formal education. The work developed in this context was in line with the objectives of community intervention, based on a logic of nonformal education, guided by qualitative research and supported by research methodology of action research. The activities carried out were based on the intervention techniques of the socio-cultural animation and it were designed to obey the objectives outlined at the beginning of the project that met the needs, interests and problems of a child and adolescent target audience. These activities focused on topics such as education for sustainable development, education for participation and the development of a critical spirit, interpersonal relations, the arts and reading. These activities were very beneficial and they’ve resulted in a greater interest and motivation of the children in the school, and provided the integral development of children, namely in the dimensions of learning to be, to do, to know and to live together, the four pillars of education, defended in the report for UNESCO of the International Commission on Education for the 21st Century (2003) and promoted by our project.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectIntervenção comunitáriapor
dc.subjectEducação não formalpor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectPilares da educaçãopor
dc.subjectCommunity interventionpor
dc.subjectNon-formal educationpor
dc.subjectSchoolpor
dc.subjectPillars of educationpor
dc.titleAprender a ser, fazer, conhecer e conviver: os quatro pilares da educação num projeto de educação não formal junto de crianças em contexto escolarpor
dc.title.alternativeLearning to be, to do, to know and to live together: the four pillars of education in a non-formal education project among children in a school contextpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201916045por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório-de-Estágio-Maria-João-Pinheiro.pdf5,6 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis