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https://hdl.handle.net/1822/54439
Title: | A Comunicação Interna na Administração Pública: estudo do caso da Comunidade Intermunicipal do Cávado |
Other titles: | Internal Communication in Public Administration: a study of the case of Comunidade Intermunicipal do Cávado |
Author(s): | Silva, Inês Filipa Oliveira da |
Advisor(s): | Carvalho, Anabela |
Keywords: | Administração pública Comunicação interna Relações públicas Public administration Internal communication Public relations |
Issue date: | 2017 |
Abstract(s): | A Comunicação Interna está intimamente ligada à cultura organizacional, na medida em que abrange os comportamentos e formas de relacionamentos entre todos os colaboradores de uma organização. Nos tempos que correm assistimos a um aumento da importância dada à comunicação organizacional e, mais propriamente, à Comunicação Interna, por parte das chefias das mais diversas instituições.
Os gabinetes dedicados à gestão dos Recursos Humanos e às Relações Públicas têm sido cada vez mais alvo de investimento de muitas organizações. Gerar motivação no público interno, no intuito de que este aja em conformidade com os princípios basilares da organização é uma recente preocupação tida em conta pelos gestores de comunicação organizacional. Deste modo, temos assistido a um desenvolvimento da noção de Relações Públicas internas, cuja ação se desenrola em torno da comunicação estratégica interna.
Serão as organizações públicas detentoras de boas políticas de Comunicação Interna? Ou, pelo contrário, não investirão nessa área da comunicação organizacional? O presente relatório de estágio aborda a Comunicação Interna na Administração Pública, fundamentando-se na pesquisa de vários autores, que dedicaram o seu estudo a esta área da Comunicação Organizacional. Baseado na análise do sistema interno de comunicação da Comunidade Intermunicipal do Cávado, será apresentado um estudo ao longo do Capítulo III, no qual averiguaremos a importância de uma estruturação interna bem definida para a criação de boa reputação pública. Internal Communication is closely linked to organizational culture insofar as it encompasses the behaviors and forms of relationship among all employees in an organization. In recent times we have seen an increase in the importance awarded to organizational communication and, more specifically, to Internal Communication, by the leaders of the most diverse institutions. Services dedicated to the management of Human Resources and to Public Relations have been increasingly a target of investment in many organizations. To generate motivation in the internal public, so that it acts in accordance with the basic principles of the organization is a growing concern of managers of organizational communication. Thus, we have seen a development of the notion of Internal Public Relations, which acts on internal strategic communication. Do public organizations have good Internal Communication policies? Or, on the contrary, do they not invest in this area of organizational communication? This internship report addresses the topic of Internal Communication in Public Administration, based on research of various scholars who focused on this area of Organizational Communication. Based on the analysis of the Internal Communication System of Comunidade Intermunicipal do Cávado, Chapter III will look at the importance of a well defined internal structuring for the creation of a good public reputation. |
Type: | Master thesis |
Description: | Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/54439 |
Access: | Restricted access (UMinho) |
Appears in Collections: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
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Inês Filipa Oliveira da Silva.pdf Restricted access | 2,68 MB | Adobe PDF | View/Open |